quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Devemos repensar comer animais?















Nascido Jorge Bergoglio,  .........ele tomou o nome papal de Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis...
Até agora, muitos de nós estão cientes da entrevista na qual o Papa exortou a vida para frear a obsessão de alguns em relação ao  aborto . No dia seguinte, depois  que esta entrevista foi publicada, curiosamente, o Papa fez questão de condenar o aborto em termos muito mais fortes . O trabalho que de Francisco tem feito já tem tem sido feito por cristãos pró-vida há várias décadas: porque a raiz da nossa oposição ao aborto encontra-se com o Evangelho de Jesus Cristo, ele deve ser conectado a uma série de outras questões muito importantes.[...]
E hoje, a festa de São Francisco, traz consigo uma nova oportunidade de aplicar consistentemente nossos valores pró-vida. Em um novo livro que escrevi para Francisco, defendo que os animais são exatamente o tipo de população marginal e vulnerável sobre a qual os pró-vida devem se preocupar. Como nossos filhos pré-natal, são ameaçados com horrível violência(aborto), particularmente em fazendas industriais os animais também o são. Também como nossos filhos pré-natal, que não podem falar por si mesmos e sua dignidade é bastante inconveniente para os outros poderosos que preferem, por exemplo, pensar em porcos como "pepperoni" e vacas como "hambúrgueres".
Mas alguns podem perguntar: "Qual dignidade?" Não as histórias da criação de Gênesis não dá aos seres humanos o domínio sobre os animais? E, para os católicos, o Catecismo não diz que podemos usar animais para comida e roupas? 

Mas as histórias da criação do Gênesis também deveriam explicar que Deus pretendia que os seres humanos se alimentassem de uma dieta vegetariana, pois os animais não-humanos não foram criados para virarem alimentos. O Catecismo coloca dois limites estritos em nosso uso de animais " porque não é bom que o homem esteja só.": (1) que só pode causar sofrimento e morte aos animais em situações de necessidade, e (2) devemos tratar com bondade todos os animais .
Quando os pró-vida compram e comem animais que são torturados e abatidos em fazendas industriais, não só cooperam com um mal horrível e cruel como fazem uma paródia do nosso verdadeiro dever de tratar os  animais com bondade. Além disso, ninguém "precisa" comer  carne. A nossa sociedade é que é viciada em carne e exagera na quantidade de proteína necessária para uma vida saudável, especialmente tendo em conta que a maioria de nós pode obter mais do que suficiente ao comer lentilhas ,ervilhas, feijões e nozes que são relativamente baratos,essa deve ser uma preocupação  totalmente nova para os pró-vida. Mary Eberstadt, pesquisadora sênior do pró-vida Ética e Políticas Públicas Center, escreveu um artigo importante para a First Things, intitulado "Pro-Animal, Pro-Life". Um ex-redator de discursos para George W. Bush, Matthew Scully escreveu um importante livro em defesa dos animais chamado " Dominion ". 

De CS Lewis a William Wilberforce, para o próprio São Francisco, podemos apontar vários exemplos de um núcleo forte de cristãos que não viam nenhuma contradição entre sua fé e preocupação com os animais. Engraçado é que, talvez os nossos deveres morais para com os animais sirvam apenas para  levar os cristãos a praticarem a antiga tarefa de se recusar a comer carne às sextas-feiras e durante a temporada de santo da Quaresma.
Nem todas as obrigações morais são iguais, é claro. Se eu tivesse que escolher, eu diria que o aborto é mais grave do que a questão da pecuária industrial de animais.Mas, os pró-vida não tem que escolher. Mais uma vez, de pé pela dignidade dos animais não-humanos devemos fazer  oposição ao aborto a a morte de animais. Papa Francisco parece estar levando os cristãos pró-vida para uma ética mais consistente de vida. Neste dia de festa do santo padroeiro dos animais, talvez possamos ser mais consistentes em nossa preocupação com a violência infligida às populações vulneráveis, tanto humana quanto não-humana.
Charles C. Camosy é Assistant Professor de Ética Cristã na Universidade de Fordham. Seu novo livro é intitulado For "Love of Animals:. Ética cristã, ação consistente"


Fonte: Faithstreet 


Cão Eli,vestido de papa,
foto recebida por email





Licença Creative Commons     Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2017
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2017
C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana