segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A Humildade, Cárcere do Orgulho, Flagelo da Humilhação


Garoto acariciando Boi


Humildade


Essa palavra tantas vezes usada pelo Cristo, tão disseminada por todas as religiões é ainda tão confundida, até mesmo pelos mais fervorosos crentes (todo aquele que Crê). Humildade é uma palavra que vem do latim " humilitas, de humilis = pequeno". Alguns lhe dão o nome de virtude e se orgulham de serem humildes!?

É isso mesmo, muitos se orgulham de serem humildes e tentam encarcerar, discretamente, esse orgulho perante os amigos e conhecidos. Quantos não ouvimos por aí exaltando a humildade de seus corações? "Eu sou humilde, não peço muito. Eu sou humilde não falo isso." Esquecendo-se que a humilde não se exalta, ao contrário, passa muitas vezes despercebido diante de todos. Tais humildes geralmente são os mais ambiciosos e invejosos, fingem se rebaixar para tentar se elevar.

A humildade não é também sinônimo de pobreza, como muitos dizem;"Oh coitadinho é tão humilde nem tem onde morar. O infeliz é tão humilde que nem tem um prato de comida para saciar a fome." Muitos desses são até mais orgulhos que outros em situação mais privilegiada, e vice versa.

A humildade tampouco é amiga da humilhação e da inferioridade como geralmente é confundida, esmagadoramente, por algumas religiões. "Sê humilde, sê servil, sê humilde, humilhe-se. Isso não é humildade, pois o ranço do ódio se aloja nesses corações".

Humildar-se não significa ter de humilhar-se. O Cristo foi humilde. O Cristo serviu sem rebaixar-se.Se impôs e foi firme diante das massas, porém, com generosidade. Foi benevolente sem, contudo, ser fraco.

Humildade é isso, é força de caráter, é conhecimento íntimo de seu potencial, os humildes geralmente são grandes, porém aos olhos do povo parecem pequenos.

O humilde serve com o vigor de suas forças, pois ele é forte assim como foi o Mestre; é caridoso sem se orgulhar, é misericordioso, sem se humilhar.Conhece o amor e a verdade que o Cristo deixou.

A Humildade não se deixa levar pelos elogios : Todo sábio é humilde, porque sabe que só sabe pouco do muito que deveria saber.

A humildade é o cárcere do orgulho porque não o deixa aflorar e o sufoca, nada restando dele em seu coração. É o flagelo da humilhação, porque ao contrário do que pensam aqueles que desejam humilhá-lo, sua força e sua fé são grandes, sua benevolência é tão firme que os desarma e os expões a suas próprias mazelas.

O humilde está armado de fé e temperança, por isso sê sim, mas sê humilde de coração e de alma, pois a humildade sim é exemplo de amor e somente o amor é que nos elevará ao Pai.





Simone Nardi





Gostou deste Blog? 
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 





©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2017
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana