sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Amigo não se compra: Canis



Resultado de imagem para irmãos animais consciencia
SRD Clara


Assuntos sempre polêmicos são os canis de venda de animais. Hoje eu posso falar sobre isso porque tive um canil, vendi cães e hoje sei o quanto estava errada. Meu canil era limpo, os cães eram bem cuidados, alguns dormiam dentro de casa, estavam todos com as vacinas em dia e davam crias a cada dois anos.Mas, e os filhotes dos meus filhotes???

Pois é, para manter o negócio - que iniciei e encerrei em 3 ou 4 anos, pois chorávamos com a separação dos filhotes - alguns donos de canis alegam que sabem exatamente onde estão cada um de seus filhotes e os filhos desses filhotes.

Será? 

Vivo me perguntando isso. Tudo bem em saber onde o filhote está. E talvez até o filhote deste filhote, mas além disso é bem complicado, tendo em vista que os próximos donos ou tutores podem mudar, trocar de telefone e mesmo assim continuar a criar e procriar sem que você saiba.

A questão é que, com o tempo vamos mudando de opinião, repensando atitudes e desde que parei de criar Rotts e comecei a adotar animais de rua, comecei a prestar mais atenção nos canis. Se eu tinha todo cuidado em escolher um macho ou uma fêmea, se tinha cuidado em doar aquele filhote que nasceu com problema, hoje vejo que esse grande negocio com a vida alheia interessa muito mais pelos lucro do que pela  raça, como muitos alegam.

O pior é que, como éramos cegos no passado, hoje as pessoas se negam a enxergar e ouvir algumas verdades. Por mais que eu diga que existem muitos animais no CCZs aguardando por um tutor, as pessoas insistem em "comprar" essa ou aquela raça porque gostam. Eu até entendo isso, sinceramente, já fui movida por esse amor pela raça, mas é preciso que passemos a pensar, a raciocinar melhor.

Existem canis "regularizados", que tratam muito bem seus animais, que os castram antes da venda para que não ocorra a procriação indiscriminada. Sim, até existem, mas a pulga sempre ficará atrás da orelha, será que o filhote terá um dono ou um tutor? Eis a questão.






Resultado de imagem para irmãos animais consciencia
Rott. Yanis
No trabalho uma amiga insistiu em querer comprar um animal, um Shi-tzu. Veio pedir conselhos, logo a mim.Falei da época que criava e que desconhecia muita coisa e depois falei dos cães no CCZ que esperam por um lar. Não adiantou. Ela correu comprar um cão, mil ou mil e quinhentos reais. Veio com pedigree, só tinha um porém: Era extremamente prognata, o dono do canil sabia, era visivel e ele não veio tão bebe, mesmo assim vendeu pelo preço que vendia os demais. Nova luta. Castre o animal para que o problema, genético, que descobrimos depois, não gere outros cães com o mesmo problema.

A resposta? Não, meu marido não quer, ele quer tirar umas crias antes....

Outro amigo, há tempos atrás, enamorado pelos meus Rotts quis comprar um "filho de campeões", com prêmios etc e tal. Cinco mil reais. Quando ele me levou para ver a fêmea tive a nítida impressão de era um Doberman e não um Rott, tão fora do padrão era o animal, no entanto, trazia no pedigree o nome de um campeão.

Outro comprou um gato siamês que na verdade era SRD. Outro comprou um poodle micro que ficou do tamanho do standard. Outro comprou um Dálmata que ficou inteiramente branco(sem a pintas famosas). Outro comprou um Chow-Chow que na verdade era filho de uma SRD que por sinal, possuía a língua roxa como a minha pequena Tina, SRD legítima.

O que há de comum entre eles?

Todos eles pagaram um preço alto na aquisição destes animais e o que para eles era sonho se tornou um pesadelo, pois o dono do canil joga com o carisma do animal, com o apego dos tutores e com a não devolução nem do animal nem do dinheiro.

Isso sem contar o número crescente de canis tidos como irregulares que sequer cuidam dos animais que lhes proporciona ganhos financeiros.
Resultado de imagem para irmãos animais consciencia
Pastor Alemão- Yuri

Amigo não se compra



É verdade. Afinal eles são uma vida e a vida não tem preço nem pode ser vendida.

Pena que demorei a descobrir isso e hoje não sei por onda andam os filhotes, dos filhotes, dos filhotes dos meus filhotes e lamento por todos eles.

Por isso pense bem antes de querer comprar um animal, em querer comprar essa ou aquela raça, hoje eu tenho Lhasa, Poodle, Pastor Alemão, Doberman, Cocker, Daschund(Teckel) todos que foram comprados um dia e posteriormente abandonados, porque para alguns, assim que os problemas surgem o amor acaba. 

Tal como você pode comprar hoje e abandonar amanhã, o dono do canil ao vender um animal, pode estar entregando seu filhote na mão de alguém que não tem força para o amar na doença. Não é o dono do canil que possivelmente vai encontrá-lo abandonado na rua, mas um protetor que já tem lá seus 10, 15, 20 animais e sinceramente, não precisamos de mais gente criando para mais gente sair abandonando.

Pense com amor. Pense com respeito.



Simone Nardi


Links de interesse que complementam a leitura.

30 cães são retirados de canil irregular no Cajuru

Prefeitura descobre canil irregular com quase 120 animais

Canil irregular é fechado e 29 cães de grande porte vão para adoção

Cães resgatados em situação precária são levados para adoção




Gostou deste artigo?

Mande um recado pelo


Nos Ajude a divulgar 





©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2016

 Todos os direitos reservados 


RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2016

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana