sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

O respeito e a integridade da Criação

Coala e seu filhote

Este Blog tem uma única intenção: Fazer as pessoas refletirem sobre suas ações para com o Outro, seja este outro humano ou não humano.

Por isso garimpamos textos, estudamos artigos de algumas religiões que conhecemos as bases somente para mostrar aos seus lideres e aos seus seguidores ,que ainda tratam os animais como objetos, que eles estão complementa equivocados .

 O texto abaixo pertence aos escritos da Igreja Católica e prega em favor dos animais, bem ao contrário das ações que alguns de seus lideres e praticantes realizam.


 Arquivos do Vaticano

Animais 

O RESPEITO PELA INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO

 

Papa Francisco abençoando cão guia

 


2415. O sétimo mandamento exige o respeito pela integridade da criação. Os animais, tal como as plantas e os seres inanimados, são naturalmente destinados ao bem comum da humanidade, passada, presente e futura(155) O uso dos recursos minerais, vegetais e animais do universo não pode ser desvinculado do respeito pelas exigências morais. O domínio concedido pelo Criador ao homem sobre os seres inanimados e os outros seres vivos, não é absoluto, mas regulado pela preocupação da qualidade de vida do próximo, inclusive das gerações futuras; exige um respeito reli­gioso pela integridade da criação (156).

Irmãos Animais-Consciência Humana : Nós entendemos nesse trecho que tudo o que foi criado serviria para o bem comum da humanidade. Nós que dividimos nossas vidas com os animais sabemos o bem que eles nos fazem, sabemos que cada um deles, assim como cada um de nós, serve ao outro como amigo e como irmão. Não significando que foram criados por Deus para serem mortos, pois se assim fosse as linhas subsequentes do texto estariam confrontando-se com as primeiras palavras:

"O domínio concedido pelo Criador ao homem sobre os seres inanimados e os outros seres vivos, não é absoluto, mas regulado pela preocupação da qualidade de vida do próximo"

Domínio não significa geração de violência, como normalmente costumamos interpretar qualquer texto, mas cuidar, zelar pela vida e pelo bem estar de todas as criaturas, até porque, como colocado acima, o "domínio" não é absoluto(morte), mas regulado pela preocupação da qualidade de vida do próximo, e é necessário entender esse próximo como também o animal e não apenas o ser h-umano. Não podemos colocar que matar, aprisionar, eutanasiar, testar produtos químicos, confinar para diversão, sejam demonstrações de nossa preocupação pelos animais para o bem absoluto da humanidade, já que pesquisas modernas informam que a geração de detritos devido o abate de animais polui o Planeta, que a destruição das florestas igualmente destrói o Planeta e que em nada, essa destruição desenfreada, auxilia no crescimento da humanidade.

Lembrando que  quando Deus coloca Dominai, vem de Domini, que é Deus, essa não é uma permissão para que usemos os animais, mas um alerta para que sejamos Domini, Deuses, Deus para os animais.

Criação, mão de Deus e mão do homem
Como então, após matar, confinar e abusar de seus corpos como fazemos pode ser um "respeito reli­gioso pela integridade da criação" ???
 

2416. Os animais são criaturas de Deus. Deus envolve-os na sua solicitude providencial (157). Pelo simples facto de existirem, eles O bendizem e Lhe dão glória (158). Por isso, os homens devem estimá-los. É de lembrar com que delicadeza os santos, como São Francisco de Assis ou São Filipe de Néri, tratavam os animais.

Irmãos Animais-Consciência Humana : Se os animais são criaturas de Deus, como nós, míseros mortais podemos usurpar essa "posse"? Se por existirem eles, que são animais, "O bendizem e Lhe dão glória", o que diremos de nós que os matamos com a falaciosa desculpa de que Deus criou outras criaturas somente para o sofrimento? Nem precisamos comentar o restante do texto, onde se faz referência a Francisco de Assis.


2417. Deus confiou os animais ao governo daquele que foi criado à Sua imagem (159). É, portanto, legítimo servimo-nos dos animais para a alimentação e para a confecção do vestuário. Podemos domesticá-los para que sirvam o homem nos seus trabalhos e lazeres. As experiências médicas e científicas em animais são práticas moralmente admissíveis desde que não ultrapassem os limites do razoável e contribuam para curar ou poupar vidas humanas.


Irmãos Animais-Consciência Humana : Esse trecho nos mostra o quanto estamos enganados em nossa concepção de senhores da morte para os animais; Se Deus nos confiou suas vidas porque seríamos seres a sua imagem ou desdenhamos de Deus colocando-O como um ser desprovido de caridade que destrói sua própria criação ou estamos prestes a descobrir um "deus" cruel, egoísta, mentiroso e sórdido como tem agido a humanidade. Temos, antes de aceitar o que está escrito neste trecho,  que decidir antes o que é Deus, porque se Ele for bom e nós matamos sua criação, é porque não somos sua imagem ou porque estamos trilhando o caminha errado. Ou se somos a sua imagem, nossa concepção de Divindade está totalmente errada.
O texto católico acaba se tornando confuso na medida em que pede senso moral, exige que ajamos como Deus e de repente propõe que a experimentação com essas criaturas Divinas é admissível para salvar a vida de seres que matam por matar, que não se preocupam com o outro e pior, que enganam a si mesmos se achando deuses modernos.O que seria esse razoável??? Matar seria razoável? Se sim,como aceitar a parte onde se coloca que Deus confiou os animais a humanidade por serem sua imagem e semelhança????

2418. É contrário à dignidade humana fazer sofrer inutilmente os animais e dispor indiscriminadamente das suas vidas. É igualmente indigno gastar com eles somas que deveriam, prioritariamente, aliviar a miséria dos homens. Pode-se amar os animais, mas não deveria desviar-se para eles o afecto só devido às pessoas.



Irmãos Animais-Consciência Humana : Esse trecho torna a ideia da bondade de Deus,e a solicitação que tratemos bem os animais numa total contradição dos escritos. Se é contrário a dignidade h-umana fazer sofrer inutilmente os animais e dispor, como fazemos, indiscriminadamente de suas vidas, porque o vegetarianismo não é tratado dentro dos círculos religiosos? Já que a alimentação vegetariana, comprovadamente, faz mais bem do que a alimentação carnívora?


A todo momento nos despimos de nossa dignidade quando matamos um animal para alimentação, já que a carne os faz sofrer inutilmente, por não ser necessária a subsistência da vida h-umana. A todo momento colocamos nossa dignidade em xeque por matá-los inutilmente em prol de um único ser vivente e antropocêntrico.

Experimentação animal, cão de Pavlov
Até concordamos na não-humanização dos animais, nos gastos com inúmeras roupas e joias, casamentos , festinhas, mas em caso de doenças o tutor tem obrigação moral de gastar com seu tutelado o que for necessário para preservar sua vida ou dar-lhe o maior conforto possível na velhice.Uma coisa intrigante é acreditar que haja dois tipos de Amor, quando Jesus pregou apenas um. no trecho acima se lê que :"Pode-se amar os animais, mas não deveria desviar-se para eles o afecto só devido às pessoas."

Não há um afeto para pessoas e um afeto aos animais, ou um afeto as plantas, há simplesmente o Amor, coisa que ainda não aprendemos, por isso separamos animais, de pessoas, de plantas e de Deus. Muitas pessoas simplesmente desconsideram totalmente os animais, não lhes oferecendo nem uma porção de afeto, nem por isso amam mais as pessoas ou a Deus, Isso é crime? Não, é apenas uma falta do conhecimento do que é o Amor. Ela não precisa ser recriminada tal como não precisa ser recriminado aquele que ama os animais, pois ao amar os animais ele ama Deus através deles e faz mais, recolhe um animal que outro ser h-umano, por puro desafeto abandonou e queira ou não, ama esse irmãos através do animal que recolheu.Ou seja, ele ama sempre.Nas mis diversas circunstância que, aquele que ainda não reconhece o verdadeiro amor, n~]ao consegue compreender.

Quando ele se recusa a comer um animal, ele ama ao animal em sua escolha, ama a Deus que é Pai da criação por auxiliar na preservação da vida daquele ser e ama aquele irmão que trabalha nos frigoríficos tirando a vida dos animais, pois reconhece que, por puro orgulho, a h-umanidade os obriga a matar diariamente, e que, quanto mais pessoas deixarem de se alimentar com a carne dos animais, menos animais irão morrer e menos pessoas serão forçadas a matar, indo, cada uma delas, buscar um trabalho mais digno.
Isso é amar, já é hora de começarmos a encarar o amor como um esforço para o Bem do próximo, não apenas para o bem estar de cada um.

Preservar a vida sim é sinal de respeito pela integridade da Criação.



Simone Nardi

 


 Fonte:





Para ler mais


Fala Bicho

A Igreja é a favor ou contra testes em animais

Ser vegetariano é algo moralmente bom?




Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 






©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2015
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana