sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Espiritismo e Vegetarianismo

Homens e bois

 

 

“Só para ter um pedaço da sua carne, privamo-los da luz do sol, da vida para que nasceram. Tomamos por inarticulados e inexpressivos os gritos de queixume que eles soltam e voam em todas as direções; quando na realidade são instâncias e suplicas e rogos que cada um deles nos dirige: - Não é da verdadeira satisfação das vossas reais necessidades que queremos livrar-nos, mas da complacente luxúria dos vossos apetites.” 

Plutarco, “Moralia”, “De Seu Carnium”




Encontramos no “Livro dos Espíritos” de Allan Kardec uma muleta que os espíritas se escorarem para justificar o consumo de carne; 

Questão 723: “A alimentação animal, para o homem, é contrária à lei natural?”

 Na resposta, lemos: -“Na vossa constituição física, a carne nutre a carne, pois do contrário o homem perece. A lei de conservação impõe ao homem o dever de conservar as suas energias e a sua saúde, para poder cumprir a lei do trabalho. Ele deve alimentar-se, portanto segundo a sua organização”.

Só que o que os Espíritas esquecem é de ler a questão seguinte:
Questão 724. “Será meritório abster-se o homem da alimentação animal, ou de outra qualquer, por expiação?” 

R:-“Sim, se praticar essa privação em benefício dos outros. Aos olhos de Deus, porém, só há mortificação, havendo privação séria e útil. Por isso é que qualificamos de hipócritas os que apenas aparentemente se privam de alguma coisa.” 

É ainda a confirmação dessa afirmação na questão 720, onde encontramos; 

“ Há privações voluntárias que sejam meritórias?”
 
Sim: a privação dos prazeres inúteis, porque liberta o homem da matéria e eleva sua alma.”

André Luiz
André Luiz em "Missionários da Luz" , 1943, já dava indícios de que a nossa inteligência poderia trabalhar em prol de uma alimentação vegetariana e esclarecia:


“(…) esquecíamos de que a nossa inteligência, tão fértil na descoberta de comodidade e conforto, teria recursos de encontrar novos elementos e meios de incentivar os suprimentos protéicos ao organismo, sem recorrer às indústrias da morte.

Pois então: se a constituição do homem, segundo a ciência, através da vertente especifica que cuida do desenvolvimento e manutenção de seu corpo físico, representada pelos seus trabalhadores conhecidos como nutricionistas e médicos, afirma que é possível ao homem viver de maneira saudável sem a carne, já não faz mais sentido que os espíritas se escorem na questão 723 expressa na frase “A carne nutre a carne” para não se tornarem vegetarianos.

Sua constituição física já não necessita da carne, isso confirmado pela ciência*, e o homem não mais perece sem a carne.
 
Muito mais coerente é afirmarmos que “As proteínas, vitaminas, carboidratos e outros componentes alimentícios nutrem a Carne”  e que eles não mais precisam ser necessariamente extraídos de cadáveres de nossos irmãos caçulas; os animais. 

Hoje é possível ao homem, como já previa André Luiz, pelo uso de sua inteligência: “ encontrar novos elementos e meios de incentivar os suprimentos protéicos ao organismo, sem recorrer às indústrias da morte.” 

  Então é chegada a hora, de todos nós espíritas, aceitarmos o que diz a questão 720 e tomarmos uma decisão de nos privarmos de prazeres inúteis, nos libertarmos mais da matéria, e procurarmos elevar nossas almas”

       Terminamos com uma frase do livro "O Consolador"- de Emmanuel psicografada por Chico Xavier : 

“A ingestão das vísceras dos animais é um erro de enormes consequências, do qual derivaram numerosos vícios da nutrição humana. É de lastimar semelhante situação, mesmo porque, se o estado de materialidade da criatura exige a cooperação de determinadas vitaminas, esses valores nutritivos podem ser encontrados nos produtos de origem vegetal, sem a necessidade ABSOLUTA dos matadouros e frigoríficos.”





Ricardo Capuano





*Para conhecer a parte medica-científica sobre o vegetarianismo recomendamos o site: Alimentação sem carne – Principalmente a matéria:  O que você precisa saber sobre oVegetarianismo






Nota do Blog: 


Chico Xavier
Apesar de psicografar inúmeros livros a favor dos animais (vegetarianismo) Chico Xavier comia carne, existem até entre alguns espíritas a comparação entre ele e Hitler, que pode também ser lida no Blog. Depois de seu desencarne, muitos vieram a público alegar que Chico fora vegetariano, como foram poucos que aceitarem, hoje ao questionar esse fato , recebemos como reposta o seguinte: "Chico comia carne por orientação do Dr Bezerra de Menezes".

Porém, trazemos outra dúvida aos queridos leitores: Dr Bezerra de Menezes, conhecido médico espírita, não poderia fugir ao que nos coloca André Luiz:

" nossa inteligência, tão fértil na descoberta de comodidade e conforto, teria recursos de encontrar novos elementos e meios de incentivar os suprimentos protéicos ao organismo, sem recorrer às indústrias da morte.

Não nos importa se Chico comia ou não carne,a esmagadora maioria de Médicos e Veterinários espíritas o fazem(o que recai em grande erro), só nos compete esclarecer alguns fatos para que muitas pessoas não sejam levadas a comer carne(animais) somente porque algumas outras pessoas alegam que Chico comia("se Chico comia também posso comer").

A realidade dos animais nos clama a mudança alimentar, e estamos sim preparados para ela, só nos falta Vontade.

 

S.N





Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter 
Facebook 
Enviar por email




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana