terça-feira, 22 de julho de 2014

Mediunidade nos animais

Perispirito de um cão

A mediunidade dos animais é um tema controverso, pois controversa é a definição de mediunidade e de médium. Vemos no “Livro dos Médiuns” a seguinte afirmação:

O Livro dos Médiuns - 159 d - Allan Kardec - : “Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium, . ....,Todavia, usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva. É de notar, além disso, que essa faculdade não se revela, da mesma maneira, em todos. Geralmente, os médiuns têm uma aptidão especial para os fenômenos desta ou daquela ordem, donde resulta que formam tantas variedades quantas são as espécies de manifestações”. 

Fica patente que: “Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium”; assim como deixar de considerar, por essa definição, os animais como médiuns, já que muitas vezes eles enxergam e percebem os espíritos e muitas vezes as vibrações e intenções emanadas por eles. Temos nesse sentido o caso do “Lorde” cão de Chico Xavier.

Lindos Casos de Chico Xavier – Ramiro Gama “José e Chico Xavier possuíam um lindo cão. Chamava-se Lorde. Era diferente de outros cães. Possuía até dons mediúnicos. Conhecia, nas pessoas que visitavam seus donos, quais os bem intencionados, quais os curiosos e aproveitadores. Dava logo sinal, latindo insistentemente ou mudamente balançando a cauda, à chegada de alguém, dizendo nesse sinal se a visita vinha para o bem ou para o mal...”

            Agora se considerarmos outras definições contidas na doutrina espirita temos uma ideia diferente que altera esse conceito e impede que os animais sejam médiuns.

Revista Espírita - No 8 Agosto de 1861 - “É certo que os Espíritos podem tornar-se visíveis e tangíveis aos animais e, muitas vezes, o terror súbito que eles denotam, sem que lhe percebais a causa, é determinado pela visão de um ou de muitos Espíritos, mal-intencionados com relação aos indivíduos presentes, ou com relação aos donos dos animais. ... Mas, repito, não mediunizamos diretamente nem os animais, nem a matéria inerte. É-nos sempre necessário o concurso consciente, ou inconsciente, de um médium humano, porque precisamos da união de fluidos similares, o que não achamos nem nos animais, nem na matéria bruta.”

            Nesta definição seria necessário uma união de fluidos similares entre encarnados e desencarnados para que ocorra o processo da mediunidade. Assim seria impossível a um animal interagir com fluidos humanos devido à diferença de potencial o que acarretaria a aniquilação do animal como ocorreu no caso da magnetização do Sr.T.

            Vemos essa ideia confirmada e apoiada por outro grande espirita; Herculano Pires.

Mediunidade - José Herculano Pires - Capítulo XI – Mediunidade Zoológica

 “  Não podemos elevar aos animais a condição de médiuns , mas podemos conceder-lhes os benefícios da mediunidade ... Kardec se refere , no Livro dos Médiuns , a tentativas magnetizadoras , na França , de magnetizar animais e desaconselha essa prática em vista dos motivos contra a mediunidade animal . Entende mesmo que os fluídos vitais humanos para o animal é perigosa , em virtude do grande desnível evolutivo entre as duas espécies” .



  
Menina e perispirito de um cão
O que podemos afirmar com certeza é que alguns animais, assim como alguns humanos, são capazes de: ver, ouvir, perceber e reconhecer os espíritos. Mas, o mais importante, e o que nos faz considera-los muitas vezes como médiuns, é que conseguem demonstrar aos humanos essa percepção se fazendo entender. Conseguindo até transmitir uma mensagem do espirito ao encarnado. Citamos aqui um caso contemporâneo ao espiritismo:

Bíblia - Números 22:23 – “Viu, pois, a jumenta o anjo do Senhor, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se a jumenta do caminho, indo pelo campo; então Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho.”

Vemos muitos casos principalmente envolvendo Chico Xavier onde os animais são capazes de transmitir uma mensagem de um espirito desencarnado a um humano encarnado. Fazendo a função de médium, ou MEIO de comunicação entre o mundo espiritual e físico.

O caso mais claro e completo dessa situação é aquele relatado em vários livros inclusive o livro: Chico Xavier O amigo dos animais  de autoria de Carlos A. Bacceli.

“Chico Xavier tinha uma cachorra de nome Boneca, que sempre esperava por ele, fazendo grande festa ao avistá-lo . Pulava em seu colo , lambia-lhe o rosto como se o beijasse. O Chico então dizia: - Ah, Boneca, estou com muitas pulgas ! Imediatamente ela começava a coçar o peito dele com o focinho. Boneca morreu velha e doente. Chico sentiu muito a sua partida. Envolveu-a no mais belo xale que ganhara e enterrou-a no fundo do quintal, não sem antes derramar muitas lágrimas .   

Um casal de amigos, que a tudo assistiu, na primeira visita de Chico a São Paulo, ofertou-lhe uma cachorrinha idêntica à sua saudosa Boneca . A filhotinha, muito nova ainda, estava envolta num cobertor e os presentes a pegavam no colo, sem contudo desalinhá-la de sua manta. A cachorrinha recebia afagos de cada um. A conversa corria quando Chico entrou na sala e alguém colocou em seus braços a pequena cachorra .  Ela, sentindo-se no colo de Chico, começou a se agitar e a lambê-lo.

                - Ah Boneca, estou cheio de pulgas! disse Chico.

                A filhotinha começou então a coçar-lhe as pulgas e parte dos presentes, que conheceram a Boneca, exclamaram: "Chico, a Boneca está aqui, é a Boneca, Chico !"

               
Cães: Alma e matéria
 Emocionados perguntamos como isso poderia acontecer . O Chico respondeu:   - Quando nós amamos o nosso animal e dedicamos a ele sentimentos sinceros, ao partir, os espíritos amigos o trazem de volta para que não sintamos sua falta .  É, Boneca está aqui, sim e ela está ensinando a esta filhota os hábitos que me eram agradáveis.”

                Nas palavras do próprio autor; Carlos A. Baccelli: - “...pelo que depreendemos das palavras de Chico a respeito do espírito de ‘Boneca’, os animais desencarnados podem influenciar espécies encarnadas, porquanto aí não se verifica a diferença das naturezas. Os animais podem ser médiuns dos animais !”

            Muito interessante e contundente essa afirmação, mas enquanto não for descrito, por médium e espirita de renome, a “incorporação” de um animal desencarnado no corpo físico de um encarnado, ambos da mesma espécie, confirmado por clarividência e por evidencias físicas, restará sempre a duvida.

            Fica a expectativa de que algum dia, em centro espirita serio e competente, faça a tentativa de incorporação de um “médium primata” a um “espirito de primata desencarnado”, ambos conhecedores da linguagem dos sinais, e que a primeira mensagem transmitida por um animal do mundo espiritual ao físico possa ser recebida e entendida..

            Poderíamos ainda imaginar um “papagaio” desencarnado - trazido por seu tutor espiritual , posto que não existem animals na erraticidade- que soubesse certa musica especifica que se comunicasse por um “papagaio” encarnado que desconhecesse aquela melodia. Obviamente que não seria caso fácil de se arquitetar ou realizar, necessitando de cooperação do lado físico e do mundo espiritual.

            Não duvido que isso ocorra algum dia, um animal médium de um animal desencarnado da mesma espécie, com sintonia e compatibilidade de fluidos. E que possa ser transmitida uma mensagem que identifique aquele animal desencarnado sem nenhuma duvida. Mas por enquanto nos falta boa vontade, empenho e merecimento.




Ricardo Luiz Capuano



Para ler mais:


Animais, plano espiritual e erraticidade


Passes em animais






  Gostou deste artigo? 
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 
Enviar por email




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana