terça-feira, 24 de maio de 2005

Quando a ficção cruza a linha da realidade - Parte I - A Obsessão

  Adoro cinema, adoro filmes e vez ou outra ouço alguém dizer que esse ou aquele filme é perda de tempo. Sou da geração mais antiga e fiquei na fila, perdendo meu tempo, como assim disse um colega, para conseguir comprar uma entrada para Star Wars. Eu sei, você deve ter torcido o nariz nesse exato momento, mas eu na fila exercitava uma coisa que não tenho. Paciência. Trabalhava ainda que pouco minha reforma íntima. Viu como um cineminha também ajuda a nos reformarmos!

Lá dentro, aguardando o inicio do filme , eu ouvia aquela frase sobre perda de tempo, afinal para alguns, os filmes não ensinavam nada. 

Seria mesmo verdade? 


 

Comecei a relembrar os primeiros episódios da saga e notei que aquilo não era uma obra de ficção mas sim, nossa mais pura, dura e terrível realidade. 

Ele mexe com aquelas duas palavras que nós espíritas tememos tanto. A reforma íntima, amenizando um pouco o : Vigiai e Orai. Ele retrata todas as nossas mazelas como o orgulho, a vaidade, a indisciplina, a ganância e aqueles defeitinhos que só gostamos de ver nos outros e que muitas vezes nos arrastam para aqueles terríveis casos de obsessão, no caso do filme, para o lado negro.

A mais pura fragilidade humana. 

Nele é retratada a luta íntima de um homem que se deixa levar pelo orgulho e pela ambição. No início ele é um garoto puro, que dá o melhor de si em prol do próximo sem nada esperar em troca, no mais belo ato de caridade de um ser humano para com o semelhante. Seu coração bom faz tudo isso por amor, como nos ensina o espiritismo e outras religiões.

Dar sem nada esperar receber. 

Nós também crescemos e nosso garoto se torna rapaz e seus poderes, seria uma mera coincidência com alguns médiuns, fazem aflorar o orgulho naquele coração antes tão gentil, corrompendo-o aos poucos. Quantas vezes já não nos deixamos levar pelo orgulho? Com quantos amigos não vimos isso acontecer?

Vulnerável e tomado pelo desejo de poder, o garoto deixa de vigiar , permitindo a aproximação daquele que o corromperia de vez, mostrando-lhe as vantagens que teria ao cruzar a fronteira entre o bem e o mal. Para nós, o obsessor, que se aproxima quando baixamos a vibração e nos intui ao mal, pois eles desconhecem o amor, enquanto que nós, que achamos que sabíamos o que era amar, nos esquecemos dele e chafurdamos nas vicissitudes terrenas.

Por anos vagamos cegos ao amor e as verdades que Jesus deixou, até que um dia nos damos conta do que realmente estávamos fazendo, queremos parar, queremos voltar, pedimos ajuda.E a ajuda vem. Na forma de um amigo. De um estranho e até mesmo de um filho, que faz renascer em nosso coração aquele amor que havíamos encarcerado.

Chega a hora da redenção, é a lei, o homem deve progredir até chegar a Deus.É preciso trilharmos mais uma vez o caminho certo, de onde jamais deveríamos ter nos afastado.
O caminho da luz. Da força que vem de Jesus. 

Voltamos a si. Mudamos nossa vibração e afastamos de nós, com ajuda claro de nossos benfeitores, aqueles obsessores que nos cegavam. Recuperando a consciência passamos a enxergar nossos erros. Somos perdoados e com o tempo também conseguimos nos perdoar.

É a lei de ação e reação. A lei do progresso que nos impele a caminhar até o Pai. Às vezes paramos.Às vezes erramos. Mas Ele, como Pai dedicado sempre nos auxilia a prosseguir.E prosseguimos. 

Não há ficção que não traga uma boa dose de realidade, nós é que muitas vezes estamos tão cegos que não queremos nos enxergar ali, admitindo erroneamente que jamais nos deixaríamos corromper.

Assim é nossa vida. Misturando-se com a magia do cinema onde até o diretor nos mostra: "É preciso voltarmos para a luz, por mais difícil que seja, é preciso buscarmos a Deus." 

Deus está em tudo e de um modo ou de outro sempre arruma um jeito de nos alertar. Agora diga, você vai conseguir assistir algum filme de hoje em diante sem tentar encontrar nele um recado de Deus? 









Simone Nardi – criadora deste blog e do antigo Consciência Humana, colunista do site Espírita da Feal (Fundação Espírita André Luiz) ; é fundadora do Grupo de Discussão  Espírita Clara Luz que discute a alma dos animais e o respeito a eles.Graduada em Filosofia e Pós-graduada em Filosofia Contemporânea e História pela UMESP.







Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter 
Facebook 
Enviar por email




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2005
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana