quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

O que caracteriza o fanatismo


Leoa, rugindo

Normalmente quando se fala em Fanatismo a maioria das pessoas logo pensa nos Evangélicos, que professam sua fé de modo mais claro , porém o fanatismo é muito mais complicado que isso, ele atinge sim as religiões, mas também atinge as pessoas que gostam de futebol, que gostam de determinados cantores, ele não tem preconceito de raça, cor, gosto alimentar, religião e até sem religião.

Mas sem religião? Como é possível?

Pois é, para alguns - infelizmente - O ateísmo virou Doutrina.

Doutrina não é religião, é preciso compreender esses conceitos.

Doutrina difere de religião por não ter um Deus em que acreditar, mas contém uma base de princípios que, se olharmos bem, muitos ateus seguem fervorosamente - alguns , não todos - tenho amigos ateus e conheço ateus fanáticos por Doutrinar quem os ouve, esse tal como alguns religiosos fanáticos religiosos é bem fácil reconhecer, basta deixá-lo falar.

Um exemplo bem fácil que sempre me lembro de um Ateu que segue a risca a Doutrina ateista.

Eu fazia Faculdade de Filosofia na época quando um senhor entrou em nossa sala e começou a conversar com um outro colega.Estávamos no intervalo, mas geralmente não saímos da sala, porque repassávamos a matéria, debatíamos e escrevíamos os trabalhos. Em determinado momento, esse senhor atravessou a sala e veio em minha direção. A mão grande estendida, o cenho franzido e eu, como sou ruim de guardar rostos e nomes já imaginei que era alguém que eu conhecia mas que no momento não me recordava. ao apertar minha minha mão ele disse em alto e bom som:

____ Oi, eu sou ateu.

.......

Não sei até hoje se ele me achou com cara de freira ou se mesmo sendo ateu, viu minha aura ou meu mentor, o caso é que a mesma dificuldade que tenho para assimilar nomes e rostos, tenho de não perder uma piada pronta, e não consegui segurar aquela:

____ Nossa cara, que nome estranho sua mãe te deu. O meu é Simone.

Houve alguns segundos de um silêncio aterrador, cortado depois pelas risadas de outros colegas que me cercavam. então, já meio atabalhoado pelos risos ao nosso redor ele tentou explicar que o nome dele era ....qual era mesmo o nome dele ?......bom, eu não lembro para variar, mas ele disse o nome e que ele, o nome em questão era ateu.

Ele não foi o primeiro na turma de filosofia, nem o último que me cumprimentou e depois me disse sua Doutrina baseada no ateismo. Talvez porque alguém tenha dito que todos os alunos de cursos de Filosofia deveriam ser ateus e eu não era. E passei anos estudando e responde qual era minha religião somente quando me perguntavam, já que não trazemos o rótulo na testa.

Através do Fale Conosco do Blog já recebi inúmeros emails de pessoas que se diziam "Ateus" elogiando a parte de Artigos Filosóficos e de Ciência, mas já recebi emails de Ateus doutrinados e doutrinantes reclamando que o Blog é Espírita e que Deus não existe.

Mas não existe para ele, para mim existe e como disse outras vezes, existem ateus dentro e fora da proteção que são exemplos de vida sensacionais, que faria corar o mais religioso dos religiosos, mas os fanáticos, esses me perdoem, são os piores.Enchendo o Face com as crendices deles, enchendo emails, tentando a todo momento te convencer de que a doutrina dele é melhor que a sua.

Como tem religioso que não consegue ficar ficar 2 minutos sem louvar Jesus, também existe ateu que não fica dois minutos sem falar de Deus e olha que ele nem acredita Nele. 

Aqui sempre vamos ter artigos que falem sobre religião afinal pessoal "Este é um Blog baseado na Espiritualidade dos Animais" , o difícil é ir buscar em alguns sites, artigos sobre animais e no meio do artigo a criatura começar a reclamar de Deus: porque Ele não existe, porque isso, porque aquilo, Deus daqui, Deus acolá...

Mas por que resolvi falar de alguns tipos de ateus hoje?

Porque alguns deles andam inundando os Faces da vida com mensagens que em nada auxiliam os protetores de animais.Porque o número de ateus doutrinários parece estar crescendo e esmagando os ateus que sabem o que querem da vida e pior, fazendo com que muita gente os coloque no mesmo balaio dos doutrinadores.

Que importa a Doutrina se trabalhamos todos do mesmo lado? Que satisfação traz alardear eu sou espirita ou eu sou ateu? Que melhoria para os animais farão aqueles que usam 2,3 laudas para falar mal de um Deus que eles sequer acreditam? Ser reconhecido por sua religião causa problema, mas ser reconhecido como ateu(doutrinário) é Top? Está na moda? Os ajuda a , quando alguém posta algo sobre Deus no Face, ou em algum outro site, se reunirem para o blablabla de sempre, Deus não existe, Ele é mal, blablabla ...as vezes acho que os ateus doutrinários falam muito mais de Deus do que quem possui alguma religião ...

Assim como vegetariano fanático, assim como o futebolista fanático, o protetor fanático, o ateu fanático afasta  muitas pessoas de sites, de redes sociais e eu me pergunto: que bem estão fazendo aos outros e a si  mesmos?

Eu mesma parei de visitar e ler um site que se dedica aos animais, porque virava e mexia o "Deus não existe" estava lá, ou no próprio artigo, ofendendo a quem crê em Deus,ou em algumas respostas altamente ignorantes dentro de outros artigos ou até em comentários com viés religioso, como se a patrulha dos ateus doutrinários a PAD, estivesse sempre de vigília para conter os impulsos religiosos e as opções religiosas de outras pessoas.

O caso é : Se Deus não Existe em suas convicções e mesmo assim você trabalha em prol do bem do próximo, parabéns, isso é excelente,você é como meus amigos Ateus, um cara bem resolvido que sabe o que quer; mas Se Deus não Existe em suas convicções e você faz parte do PAD (Patrulha dos Ateus Doutrinários) , imagine como seria um fanático religioso buzinando em seus ouvidos ou o torcedor fanático falando a mesmo coisa 24 horas por dia?

Que todos façam seu trabalho e estejam em Paz, porque todos tentamos fazer o que é correto, a minha religião, tal como sua Doutrina, não é a de todos.

Aos ateus que não são fanáticos e com quem peguei amizade através do BLOG, muito obrigado pelas opiniões e criticas, tudo o que fazemos fazemos pelos animais e não para as crenças.

Até mais






Gostou deste Blog? 
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 













Licença Creative Commons     Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2017
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana