quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

ZOONOSES

Dr Ricardo Capuano, médico veterinário



  Segundo a OMS ; Organização Mundial de Saúde, zoonoses são doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais e o homem.

  Atualmente mais de 200 doenças são mutuamente transmitidas entre os animais e o homem; através do contato próximo entre pessoas e animais portadores ou por alimentos contaminados com agentes zoonoticos.

  As zoonoses podem ser causadas por: vírus (raiva), bactérias (Leptospirose e brucelose), fungos (Dermatofitoses), protozoários (Giárdia, toxoplasmose, coccídeos e amebíase), artrópodes (Pulgas e carrapatos), ácaros (Sarnas), verminoses (Helmintos) entre outros agentes.

  Embora pareça que a maioria das doenças infecciosas são especificas para cada espécie sempre que há um contato mais próximo entre espécies diferentes aumenta a possibilidade do intercambio de agentes infecciosos e sua adaptação a outras espécies.

  Além disso, muitos animais se apresentam assintomáticos; não demonstrando sinais ou sintomas de doenças, mas podendo ser reservatórios e transmissores de agentes infecciosos.

  Os agentes zoonoticos causadores de doenças podem chegar de forma direta nas pessoas através do contato e proximidade do animal doente; através de vetores potenciais como moscas baratas e roedores, como o rato, e vetores comuns às espécies como mosquitos e carrapatos (dirofilariose e febre amarela e maculosa).

  Alimentos, solo e água contaminados por agentes zoonoticos também são fontes de doenças.

  A prevenção se dá principalmente pela manutenção da saúde dos animais de companhia e de produção: boa alimentação, vacinação, vermifugação, higiene do ambiente e do próprio animal, visitas freqüentes ao veterinário e sempre muita atenção a sinais e sintomas que possam indicar alguma alteração na condição de saúde.

  Uma boa higiene pessoal também diminui muito a chance de uma contaminação; usar luvas para manusear terra e dejetos de animais, evitar sempre o contato direto de seu animalzinho com seus olhos e boca que são as “portas de entrada” do corpo, e sempre lavar bem as mãos.

  Os alimentos que são de origem animal como leite, carne ovos e seus derivados também podem estar contaminados, assim procure evita-los ou comprar produtos com selo da inspeção federal, pois o governo tem um setor que é responsável pela averiguação e fiscalização desses produtos garantindo sua qualidade.

  Outros alimentos como frutas e verduras podem conter também agentes zoonoticos que chegam através do solo e água contaminada; assim procure sempre higienizar bem os alimentos.

            E lembre-se que as zoonoses podem também partir do homem para os animais, assim quando, você tutor estiver doente, tome cuidado para não contaminar seu mascote.

  Não tenha receio ou vergonha; quando aparecer alguma preocupação ou duvida consulte sempre o médico tanto humano como veterinário para se esclarecer.

  Manter um animal saudável sem doenças é a melhor maneira de torná-lo fonte apenas de alegrias e companheirismo.
 

  



 Autor: M. Veterinário Ricardo Luiz Capuano













©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2017
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana