sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Alimentação dos animais



A alimentação é a base da vida saudável, através dela são adquiridas as vitaminas, proteínas e demais componentes para a formação e manutenção do corpo.

Os humanos e demais animais possuem muitas características em comum, mas em relação à alimentação, segundo pesquisas, seus organismos são muito diferentes.

No cão e gato, o olfato é muito mais desenvolvido do que no homem, assim na escolha da alimentação, ele é um fator importante. O paladar, em oposição, é menos elaborado, o sabor é menos importante que para nós, humanos.

Na digestão e absorção dos alimentos também existem muitas diferenças. O intestino dos cães e gatos é menor e o tempo de digestão é mais curto, assim é necessária a ingestão de alimentos de alta digestibilidade que permitam a rápida absorção de maior quantidade possível de nutrientes.

Considerando outros animais, tais como, coelhos, aves e répteis a diferença é ainda maior. Evite, assim, de fugir da ração específica para cada animal. As rações são consequências de pesquisas elaboradas e constantes para suprir as necessidades de cada animal. Seu formato, cor, odor, e composição são rigorosamente funcionais para uma vida melhor, mais saudável e mais longeva.


Utilize a ração certa para cada espécie. No caso de cães e gatos, existem até aquelas especificas para cada fase da vida e raças.

Existe ainda rações naturais, vegetarianas, veganas e até padarias e empresas especializadas em fazer “marmitex” para animais. O importante é que a alimentação seja elaborada por um veterinário levando em conta as necessidades do animal.

              Não se esqueça, ainda, que no caso das aves: a mistura de sementes não é igual à ração. As rações de aves geralmente são em forma de pellets, como as de cães só que menores, ou na forma de farinhadas.

              Não dê sua comida a seu animalzinho, evite problemas e, em caso de dúvidas ou para maiores orientações, consulte sempre um veterinário.






Autor: M. Veterinário Ricardo Luiz Capuano

                                                                                                                      












Gostou deste Blog? 
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 





©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2017
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana