sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Ectoplasma, Ectoplasmia e Materializações- Parte 1

Ectoplasma saindo da boca da médium

  Parte 1

Simone Nardi



OBS: Artigo foi postado anteriormente no site da Feal, mas achamos interessante postar aqui novamente pelo simples fato de nossos estudos sobre a alma animal estarem interligados , ou seja, o ectoplasma esta relacionado não apenas a nós humanos, mas também aos animais, plantas e minerais, não apresentando, por certo ,caracteristicas identicas, mas indo do simples ao mais complexo.
Iniciemos mais um estudo que nos será útil quando nos referirmos novamente a alma animal.



Ectoplasma, Ectoplasmia e Materializações- Parte 1

Na certa o amigo leitor já ouviu falar sobre Ectoplasma, logicamente assistiu ao filme “Caça Fantasmas” onde vira e mexe os heróis eram lambuzados com o Ectoplasma dos fantasmas. Quem não se lembra do Geléia, o fantasma que passou a acompanhá-los? Ectoplasma puro. E sobre materializações? Claro que já ouvimos falar muito sobre isso. Mas como elas ocorrem? Como é possível o surgimento de mãos, pés e até rostos  diante de pessoas das mais variadas classes e religiões? Pois saiba o  amigo internauta, que materializações só são possíveis devido ao ectoplasma, e como alguns amigos sempre me questionam, resolvi escrever um breve estudo sobre o assunto...           

                                 

Ectoplasma 

 

.....é o nome que se dá ao fluído de natureza psicossomática, oriundo dos médiuns de materialização e do qual se servem os Espíritos para tornarem-se visíveis e tangíveis aos olhos e ao tato humano, muitos são as definições que podemos encontrar na literatura, a esse respeito:     

(...) substância viva, exteriorizada e amorfa, sobre a qual se exercem as ideias-for­ças, inerentes à subconsciência do médium (...). 
(..) “O Ectoplasma, isto é, a projeção de uma força para além do corpo do médium, tem pois uma primeira fase de invisibilidade, uma segunda fase durante a qual pare­ce um vapor ou um fio “fluídico”, que é quando começa a ser visível, e urna terceira fase durante a qual ele é tangível, visível, algumas vezes informe. (.. ) 
(...) matéria viva no seu estado mais indiferenciado, é notadamente sensível à ação do pensamento. (...) 
(...) matéria exteriorizada do médium (...). 
(...) é, em sua essência, um prolongamento fisiológico do médium. E a substância íntima, viva, componente do ser humano, extremamente sensível, úmida, coleante, viscosa, levemente acinzentada (atualmente, sabemos que a alvura dessa matéria é instável, dependendo quase sempre da condição evolutiva da entidade em lin­guagem moderna, é o plasma biológico que compõe a criatura. 
(...) [substância] (...) “Incolor, ligeiramente vaporosa, fluida, sem cheiro, traços de detritos celulares e saliva. Depósito esbranquiçado. Reação ligeiramente alcalina”
“Com essa complexa substância, evidentemente emanada do corpo do médium e talvez de alguns dos circunstantes, os Espíritos desencarnados compõem as mani­festações tangíveis chamadas (...) de materializações. (...)”
Essa força materializante é como as outras, manipuladas em nossas tarefas de intercâmbio.Independe do caráter e das qualidades morais daqueles que a possuem, constituindo emanações do mundo psicofísico, das quais o citoplasma é urna das fontes de origem. Em alguns raros indivíduos, encontramos semelhante energia com mais alta percentagem de exteriorização, contudo, sabemos que ela será de fu­turo mais abundante e mais facilmente abordável, quando a coletividade humana atingir mais elevado grau de maturação.
Ectoplasma
“(...) Aí temos o material leve e plástico de que necessitamos para a materialização. Podemos dividi-lo em três elementos essenciais (...) a saber unidos A, repre­sentando as forças superiores e sutis de nossa esfera; fluidos B, definindo os recur­sos do médium e dos companheiros que o assistem; e fluidos C, constituindo ener­gias tomadas à Natureza terrestre. Os fluidos A podem ser os mais puros e os flui­dos C podem ser os mais dóceis; 
“(...) O ectoplasma está situado entre a matéria densa e a matéria perispíritica (... )  e é recurso peculiar não somente ao homem, mas a todas as formas da Natureza.”
E um elemento amorfo, mas de grande potência e vitalidade. Pode ser comparado a genuína massa protoplásmica, sendo extremamente sensível, animado de princí­pios criativos que funcionam como condutores de eletricidade e magnetismo mas que se subordinam, invariavelmente, ao pensamento e à vontade do médium que os exterioriza ou dos Espíritos desencarnados ou não que sintonizam com a mente mediúnica, senhoreando-Ihe o modo de ser. Infinitamente plástico, dá forma parcial ou total às entidades que se fazem visíveis aos olhos dos companheiros terrestres ou diante da objetiva fotográfica, dá consistência aos fios, bastonetes e outros tipos de formações, visíveis ou invisíveis nos fenômenos de levitação, e substancializa as imagens criadas pela imaginação do médium .

ECTOPLASMIA


Vamos encontrar
(...) formação de objetos diversos, os quais, as mais das vezes, parecem sair do corpo humano e tomam a aparência de uma realidade material (vestuário, véus, cor­pos vivos).

Todo o texto acima visa explicar, denominar as várias formas pelas quais a ciência explica o ectoplasma e a ectoplasmia, talvez a maior e a melhor forma do espiritismo se expressar aos descrentes.

Bom, já sabemos que o ectoplasma é uma substância viva que emana por todos os poros do médium, especialmente da boca, narinas, ouvidos e do tórax, sendo reabsorvido ou dispersado ao final do processo.

Sabemos também que é manipulado pelos espíritos, é geralmente inodora embora raramente, possa desprender um odor difícil de ser descrito. Na maioria das vezes é frio e úmido, viscoso e semi-líquido, raramente seco e duro.

Dilata-se e expande suavemente, ao tato pode ter a textura de uma teia de aranha, aparecendo e desaparecendo rapidamente, e o mais importante, é obediente a ação mental.

Isso seria o ectoplasma, e o que seria a ectoplasmia ?

Nós vamos falar sobre isso na próxima parte, aguardem.

Um abraço e até lá.

 

Simone Nardi


Para saber mais leia :  Espiritismo de A a Z- FEB
                                  Revista Espiritismo e Ciência
                                  Revista Universo Espírita
                                                   
                      Assine : Grupo de discussão Espírita Clara Luz
                                    clara_luz-subscribe@yahoogrupos.com.br



Para estudar mais

Ectoplasma, Ectoplasmia e Materializações- Parte 2



Alguns casos sobre possíveis materializações de animais







Gostou deste artigo?

Mande um recado pelo


Nos Ajude a divulgar 









©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2016

 Todos os direitos reservados 


RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2016


               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana