quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O cão é fiel?

 

Hachikō, Akita

 

 

Não há dúvida, o cão é fiel. E por isso devemos tomá-lo como exemplo? No fundo, é fiel ao homem, não ao cão. 

 Karl Kraus

 

É muito interessante essa frase de Karl Kraus, até porque ela traz luz para um pensamento que há muito é obscurecido em nós. O pensamento de fidelidade.

Achamos bacana o cão ser fiel a nós humanos, porque nos achamos superior a ele, não porque o amamos como um ser que deveria receber de nós a mesma consideração.

Exigimos fidelidade dele porque não sabemos ser fiéis a ele e ser fiel é fazer tudo o que ele faz para nós: ignorar a si mesmo, ignorar seus iguais, respeitar, amar, obedecer e tudo isso sem exigir absolutamente nada em troca.

Nós somos tão orgulhosos que também espalhamos cartazes dizendo que Deus é fiel, já que nos perdoa constantemente, não nos cobra ações boas diariamente, não exige de nós o nosso máximo, não, nós dizemos que Ele é fiel porque fica, com o perdão da expressão " Na Dele".

Filhote abandonado
Dizemos que Ele é fiel a nós quando a coisa deveria ser exatamente ao contrário, mas nós, nós os primatas superiores não conseguimos ser fiéis a nada nem a ninguém. Não conseguimos amar sem exigir nada em troca, não conseguimos ser humildes o suficiente a fim de compreender as necessidades do outro, nesse caso as necessidades do cão ou as solicitações Divinas.

Há muito o cão deixou de ser fiel a si mesmo para sobreviver ao lado do ser humano, exatamente por isso Kraus nos diz para não o tomarmos por exemplo, porque ele deixou de existir em si mesmo para se tornar a sombra de outro que nem é de sua própria espécie.

Nós, primatas superiores nos matamos em ruas e avenidas em nossos carrões.

Nós, os primatas superiores violamos mulheres, crianças, idosos porque nos achamos a raça mais forte. 

Nós roubamos, ferimos, matamos, desrespeitamos e ainda assim achamos que estamos certos e que tanto Deus quanto um simples cão, será fiel a nós porque somos a espécie superior.

Não há dúvida, o cão é fiel. E por isso devemos tomá-lo como exemplo? No fundo, é fiel ao homem, não ao cão.


O cão vive em nossa prisão, ele vive pelos nossos sonhos, pelos nossos desejos, há muito ele deixou de ser fiel e passou a ser escravo.E por mais que teimemos em acreditar que estamos fazendo bem à eles, precisamos compreender que nenhuma prisão faz bem, se não existe amor feio, igualmente não existe prisões belas(Cortella)

Quando o ser humano vai aprender a ser fiel a Deus, aos animais e finalmente a si mesmo?




Simone Nardi




Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 






©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana