sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Animais, Nossos Irmãos - (Estudo) Parte 3

“Senhor, fazei de mim um instrumento da sua paz.” 


Leopardo das neves


 

Evolução Animal


Evolução dos animais: “A cada evolução vão conquistando novos atributos (evolução anímica), até finalmente deixarem a forma animal, passando a habitar a forma hominal.” (Lei de Evolução dos seres vivos). É bem complicada a transição de um reino a outro, esse “Elo Perdido” entre os dois reinos ainda não foi completamente desvendado pela ciência, mas sabemos, através do estudo da Doutrina, que essa transição acontece desde a Mônada, do reino mineral para o vegetal, do reino vegetal para o animal e finalmente do reino animal para o hominal. Podem levar anos é bem verdade, mas ocorre, e esse é o ponto principal.
“A Alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem.” Leon Denis 


Elefante, foto de Sebastião Salgado
Os estudos mostram que para haver tal transição são necessários estágios entre um reino e outro, e alguns estudos indicam que essas mudanças ocorrem principalmente em planetas inferiores a Terra. Espíritos especialmente designados para esse trabalho modificam os perispíritos adequando-os a sua nova fase (de mineral para vegetal e assim por diante), não sendo a Terra, muitas vezes, o ponto de partida para o nascimento do homem. Muito relatam ainda que esses estágios sejam o lugar de outros conhecidos companheiros, os Seres Elementares, conhecidos como fadas, gnomos e duendes.

O Arcanjo começou por ser átomo, nos diz o Livro dos Espíritos na pergunta 540, mostrando a progressão do princípio inteligente. Assim, depois desse pequeno comentário, conseguimos mostrar que os animais possuem alma, que reencarnam e passam pouco tempo na erraticidade (desencarnados) seguindo um roteiro evolutivo criado por Deus, que passa por fases no próprio reino animal.

Reencarnação e desencarne


Assim como os homens, cedo ou tarde a vida se extingue no animal. O desencarne muitas vezes provocado pelo próprio ser humano gera, contudo, um aprendizado para os animais (muitos animais temem o homem naturalmente). 

“Os seres inferiores e necessitados do Planeta não nos encaram como superiores generosos e inteligentes, mas como verdugos cruéis. Confiam na tempestade furiosa que perturba as forças da Natureza, mas fogem desesperados à aproximação do homem de qualquer condição, excetuando-se os animais domésticos que, por confiar em nossas palavras e atitudes, aceitam o cutelo no matadouro, quase sempre com lágrimas de aflição, incapazes de discernir com o raciocínio embrionário, onde começa a nossa perversidade e onde termina a nossa compreensão. (Missionários da Luz) Desencarnados, passam eles a viver em colônias erguidas somente para eles, separados por espécies e cuidados, quando ainda fracos pela doença que lhes tolheu a vida, em hospitais, sempre sob a vigilância de espíritos designados para isso. Ali eles são tratados e encaminhados novamente para uma nova reencarnação, muitas vezes podendo voltar ao lar de onde partiram, assim como relatou Chico Xavier a respeito de seu cão Brinquinho e que não é preciso relatar novamente aqui, pois todos já devem conhecer essa história.

Doberman, Lince, foto SN
Na Revista Além da Vida, a Dra. Maria , narra também um outro caso de reencarne de um cão que aconteceu em 2002: 

Sua pincher , Grace ,morreu após uma doença renal e pouco tempo depois ela sonhou com Grace, como era quando filhotinho , porém de cor mais escura, onde o espírito ao lado dela dizia que logo o cãozinho iria reencarnar. Maria começou então a buscar criadores de pincher, mas incrivelmente nunca conseguia acertar a compra, até descobrirem uma criadora em Atibaia. Lá chegando, ela notou que o filhote lambia a mãe como se estivesse se despedindo dela; para comprovar o reencarne, um assobio particular, que só Grace conhecia, despertou a atenção do filhote. Feliz mas querendo mais do que nunca ter a prova final, a prima de Maria pegou a filhote no colo e falou: “Diz pra mamãe que você é a Grace”, e imediatamente a filhotinha começou a lamber e a passar a patinha sobre o rosto da mulher. Provando que os laços de amizade entre homens e animais também não se rompem tão facilmente.

Assim vamos compreendendo os laços que nos prendem, a fim de descobrirmos qual posição deverão tomar ao final desses novos conhecimentos que estamos trocando. A questão não é apenas se os animais são nossos irmãos, mas sim se nós somos irmãos dos animais? 

Simone Nardi 



Referências bibliográficas

BOZZANO, Ernesto- Os Animais Tem Alma?
LOUREIRO , Carlos Bernardo - Fenômenos Espíritas no Mundo Animal
PRADA, Dra. Irvênia S. - A Questão Espiritual dos Animais Grupo de discussão Espírita Clara Luz – clara_luz-subscribe@yahoogrupos.com.br
Revista Além da Vida
LUIZ, André – Missionários da Luz



- Na quarta parte, veremos um pouco sobre os temas : mediunidade animal e eutanásia









Simone Nardi





Simone Nardi – criadora deste blog e do antigo Consciência Humana, colunista do site Espírita da Feal (Fundação Espírita André Luiz) ; é fundadora do Grupo de Discussão  Espírita Clara Luz que discute a alma dos animais e o respeito a eles.Graduada em Filosofia e Pós-graduada em Filosofia Contemporânea e História pela UMESP.







Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter 
Facebook 
Enviar por email




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana