terça-feira, 4 de novembro de 2014

Animais, Nossos Irmãos - (Estudo) Parte 1



Tigre branco

“Amai-vos uns aos outros”



 

* Estudo realizado em 2008/2009,estou postando novamente para leitura de todos.



Há anos que o homem evoluiu ouvindo essas palavras do Mestre Jesus; há anos que outra lei de Deus nos toca o coração; “Não matarás”. Mas o homem parece alheio até certo ponto, para essas duas leis soberanas: Amar a quem?Não matar, a quem? Se sou capaz de amar realmente, sou incapaz de matar...

Mas, teria dito Deus; “ amar somente aos homens, não matar somente os homens? “. Se fosse assim com certeza Ele teria frisado a palavra “homens”, mas não o fez. Deste modo, devemos entender que Deus, em sua soberana bondade, referiu-se na palavra AMAR, a amarmos tudo que Ele criou, bem como não MATAR nada do que Ele criou. O amigo leitor deve estar se questionando: “E a carne, devemos então deixar de comê-la?”. Para alguns já bem mais conscientizados com o sofrimento animal, essa “necessidade” não mais existe, não porque sejam pessoas especiais ou mais capacitadas, mas simplesmente porque descobriram o mal que faziam aos animais quando ingeriam seus corpos. 


Sabemos que cada um tem o seu tempo, e que é preciso respeitar isso, o que não podemos é deixar de mostrar que o fato de pararmos de ingerir carne, não deve ser pensado simplesmente pelo “Nosso” benefício, e sim em benefício que faremos aos animais, e ao contrário do que ainda hoje alguns insistem em nos dizer, a carne não precisa mais nutrir a carne e deixa, com certeza, de ser “necessária”, quando nos informamos melhor sobre o sofrimento pelo qual passam os animais, não apenas no momento do abate, mas durante toda sua curta estada na Terra. Nossa função aqui é de instruir aqueles que ainda desconhecem esse sofrimento, é iluminar o passo daqueles que queiram mudar, é auxiliar e fortalecer os que mudaram e amansar os corações mais duros que se negam a aceitar a realidade dos animais.


Pássaros ao por do Sol
Deus deu ao homem o dever de cuidar dos animais, mas ele fez mau uso desse singelo “poder” : o abandono, os maus-tratos, o abate cruel de animais para alimentação, o uso de animais para “divertimentos” como a farra-do-boi, os circos, os zoológicos e tantas outras formas de exploração que nos parecem simples, normais ou benéficas, mas que tiram dos animais toda sua liberdade de vida, são os caminhos que o homem decidiu trilhar. Queremos mostrar a todos, principalmente aqueles que veem na Caridade apenas o amor aos seres humanos, e que são incapazes de estender a mão a um animal que necessite, que eles apenas desconhecem ainda,o âmbito do amor de Deus para quem, cada criatura existente na Terra é importante, que a VIDA de todos os seres deve ser amada e preservada, sejam humanos, não-humanos(animais) ou plantas.

Talvez seja pela falta de estudo na área, pelo orgulho ou por medo, que o espiritismo teima em falar sobre esse assunto, mas aquele que se iniciou na Doutrina através do Pentateuco Kardequiano há de lembrar-se que no Livro dos Espíritos, existem perguntas e respostas sobre o assunto. Capítulo XI ,Os Três Reinos, perguntas 592 a 607, as quais não trataremos especificamente nesse artigo, mas num próximo momento.

Cães e gatos abandonados. Bois e porcos abatidos em matadouros. Baleias arpoadas. Golfinhos mortos a pauladas em rituais milenares. Devemos sempre esconder a tola vaidade e nos lembrar que todos eles nasceram pela Obra de um só Pai, é uma decisão Divina eles estarem ao nosso lado, negar-lhes esse respeito é negar o amor a Deus. As leis são as mesmas para todos.

Há muita discussão sobre se os animais possuem alma. Onde ficam quando desencarnam. Se, reencarnam novamente. Por que sofrem as dores de doenças como o câncer e tantas outras. Se, possuem sentimentos, inteligência, mas que importa sabermos tudo isso se não os respeitamos?

Esse é o principal motivo desse artigo, fazer com que as pessoas enxerguem que os animais, seres ditos inferiores, às vezes possuem mais amor por nós do que nós mesmos.

Vamos ler juntos vários relatos e diversos estudos sobre esses seres tão ignorados pela raça humana e que hoje a ciência vem provando que causam mais bem do que mal, e que são tão marginalizados por aqueles que deveriam zelar por eles. 



Esses nossos amigos nos guiam, nos fazem companhia, nos dão alegria e nos curam. 


Respeitemos então todas as criaturas de que Deus criou.  

              

 Nossos irmãos animais 

*©Copyright 2008/2009
 

Gatinho de olhos verdes
O espiritismo nos diz que fomos todos criados por Deus, éramos pequenas luzes de sua Luz e fomos enviados ao mundo para evoluirmos. Aprendemos que fomos Mônadas, as primeiras criaturas que habitaram o reino terrestre, depois passamos “Estagiando” pelo reino mineral, vegetal, animal e finalmente hominal. Por isso muitas vezes a dificuldade de compreender o pensamento de alguns companheiros de jornada, quando desprezam qualquer outro ser vivo. Não estagiaram eles também por esses reinos, onde agora novos companheiros estagiam? Por que então tratá-los de forma tão rude?

Dúvidas a parte, queremos nos referir aqui, ao assunto principal: Animais, esses nossos irmãos.

Apenas por nos reconhecermos como criaturas de um mesmo Pai, já deveríamos nos chamar de irmãos, e termos uns para com os outros, atitudes de irmãos, afinal, Deus criou tudo que existe e como dizia Carl Sagan, um dos poucos cientistas que acreditava em Deus: “Nós temos, comparativamente, as árvores como nossas primas.” Isso após descobrir certos elementos das plantas que formam também o corpo humano. Que podemos dizer então dos animais?

Mas o importante agora é percorrermos uma longa trilha em relação aos animais, e descobrirmos no final dela, o que realmente pensamos ou sabemos sobre eles, e que atitude tomaremos depois de olharmos para o fundo do nosso coração e compararmos, nossos pensamentos com nossas ações.Vamos refletindo no que somos realmente, quando nos vemos diante das atrocidades que cometemos para com esses nossos irmãos. Conseguir refletir já é um começo. 


Referências Bibliográficas


KARDEC, Allan - O Livro dos Espíritos e O Evangelho Segundo o Espiritismo
KUHL, Eurípedes - Animais Nossos Irmãos
SCHUTEL, Caibar - A Gênese da Alma
LUIZ, André - Nosso Lar e Evolução em Dois Mundos
RAMATÍS – Fisiologia da Alma 


Egroup Clara Luz - OS ANIMAIS TÊM ALMA!

http://br.groups.yahoo.com/group/clara_luz/


- Aguarde a segunda parte do estudo, Animais nossos irmãos.

Um Abraço e Até Mais

Simone Nardi










Simone Nardi









Simone Nardi – criadora deste blog e do antigo Consciência Humana, colunista do site Espírita da Feal (Fundação Espírita André Luiz) ; é fundadora do Grupo de Discussão  Espírita Clara Luz que discute a alma dos animais e o respeito a eles.Graduada em Filosofia e Pós-graduada em Filosofia Contemporânea e História pela UMESP.







Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter 
Facebook 
Enviar por email




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014
 Todos os direitos reservados 


RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana