sexta-feira, 6 de junho de 2014

Occan,Hannibal Lecter e os Animais

William de Occan

 





 A navalha de Occan

A navalha de Occan , resumindo bem, é uma linha de pensamento lógico que nos incita a acreditar sempre que a resposta mais simples entre todas é a resposta correta. Neste caso poderíamos descartar todas as demais premissas que poderiam, porventura, nos mostrar que nem sempre a resposta mais simples é realmente a mais correta. Fechamos o pensamento ao escolher o "caminho mais curto" que nos parece, aparentemente , mais óbvio.

Um dos problemas desse modo de pensar é que ele gira em torno de uma subjetividade que não permite que todos vejam a mesma coisa , e por quê?

Porque muitas pessoas, subjetivamente, enxergam coisas diferentes. Quando vemos um animal, algumas pessoas podem apenas ver um cão ou um gato.Outras podem ver além desse corpo material e ver ali senciência e alma.Outras podem ver seres que irão evoluir, e assim por diante, ou seja, cada um dos observadores terá em mãos, uma premissa diferente, e, dependendo de quem se utilizar da navalha de Occam poderá ver apenas um corpo material desprovido de senciência.

Isso ocorre exatamente porque há nesse pensar dois tipos de princípios o da Pluralidade(onde vemos além do corpo animal), mas que dentro desse modo de pensar não deve ser utilizado se não houver necessidade, e o princípio da parcimônia, que nos diz que não há porque fazer mais quando se pode fazer menos, é mais simples olhar o cão e gato como corpos do que ir além e vê-los como algo além da matéria visual.

Ou seja, a Navalha de Occan, apesar de ser um modo de pensar considerado lógico, propicia a quem se utiliza dele maneiras de distorcer ou valorizar algo que cada subjetividade envolvida deseja; propicia um modo de criar evidências para assegurar que aquele pensando simplista esteja com a verdade.

Vamos usar um exemplo bem simples utilizando apenas uma frase:

 "A carne nutre a carne"

O que a Navalha de Occan, se  interpretada como colocamos no início faz nos fazer compreender?


Nos diz que:

Nós seres humanos encarnados, devemos nos alimentar de carne para nos mantermos vivos.


Mas podem haver outras respostas que evitamos como:

Nós seres humanos encarnados, devemos nos alimentar de seres que possuem alma, senciência e são nossos irmãos em evolução , para que possamos nos manter fartos.

Ou ainda

Nós seres humanos encarnados e materialmente pesados, sentimos ainda desejos e vícios materiais de nos alimentarmos com os corpos pesados, em termos de matéria, de animais que sabemos serem possuidores de alma, senciência, nossos irmãos em escala evolutiva inferior num reino pelo qual já passamos.

Podemos ver que na segunda e na terceira resposta usamos algumas premissas que não aparecem na primeira, mas que são fatos reais que apenas serão deixados de lado para que o pensamento "lógico " e subjetivo se concretize.

Não há , de certa forma e subjetivamente para algumas pessoas, a necessidade das premissas e/ou evidencias que surgiram nas respostas 2 e 3, portanto, seguindo-se a risca o pensamento em questão aceitaríamos facilmente a primeira resposta, a mais simples.

Pois como colocamos no inicio:

"A navalha de Occan é uma linha de pensamento lógico que nos incita a acreditar sempre que a resposta mais simples entre todas é a resposta correta."


Porém quem garante que a resposta mais simples é realmente a mais correta se deixamos lado tantas outras premissas e evidencias?

Somente a nossa subjetividade, nada mais.

Este o grande problema com este modo de pensar.

 

Hannibal, a carne nutre mesmo a carne?

Hannibal Lecter, a carne nutre mesmo a carne?

Hannibal Lecter, personagem criado pelo escritor Thomas Harris virou filme e depois série de TV.Trata -se um psiquiatra com um toque psicopata - devido a inúmeros problemas ocorridos em sua infância - refinado, elegante enigmático e ao mesmo sádico; Lecter quase chega a ganhar , literalmente, o coração do leitor. Um detalhe : Dr Lecter devora suas vítimas.

Vejamos então, pensando de modo subjetivo, se a carne ainda deveria se alimentar da carne a partir do momento que deixamos tantas premissas e evidências para trás.

Hannibal Lecter sofre de uma psicopatia perigosa que é o ato de matar e devorar pessoas, para ele a carne realmente necessita da carne.

Há , também aqui, premissas que serão utilizadas apenas porque trocamos de animais para humanos e nos obrigamos a dizer que o que Lecter faz é errado, mas não para a subjetividade dele. Esse o perigo do uso da Navalha de Occam, como vemos muitas pessoas fazerem ao dizer que "a carne nutre a carne" e ponto final.

Mas não é , necessariamente sobre os hábitos alimentares de Lecter que vamos falar, mas de uma ideia da qual ele se utilizou num dos capítulos do seriado, ao conversar com Will Grahan, julgado por assassinatos que não cometeu.

A vassoura de Occam...

Você ignorou intencionalmente os fatos que contestavam o seu argumento

Esperando que ninguém notasse

Você notou

Nesse ponto se encerra a conversa.

Notamos claramente como o pensamento "lógico" pode ser manipulado se for um pensamento simplista basta ignorar "intencionalmente (subjetivamente) os fatos que contestam seu argumento e torcer para que ninguém note.

"A carne nutre a carne"


Nós seres humanos encarnados, devemos nos alimentar de carne para nos mantermos vivos.

O que fizemos?

Ignoramos intencionalmente o fato da carne ser um animal, um ser vivo senciente e possuidor de alma , torcendo para que ninguém note esse pequeno detalhe, e infelizmente, a maioria realmente não nota.
 
Animais

Animais


Sabemos que podermos cair no fato triste de sermos repetitivos mas os animais são seres que possuem senciência que é a capacidade física e psicológica de sentir, possuem alma e são seres que estão no planeta para evoluir.

Apenas estas premissas  já deveriam ser mais do que suficientes para derrubarmos a mística e mitológica ideia de que a carne necessita da carne.

Isso pode ter ocorrido há séculos atrás, mas chega a ser jurássico acreditar nisso hoje em dia.

Claro que somos carne, claro que muitos de nós subjetivamente acreditam que sem carne o "homem perece e morre", mas nós somos encarnados covardes que pagamos para que outros façam o trabalho sujo de matar e fatiar por nós: eis nossa grande diferença com Hannibal Lecter.

Ele assume o que é e não tem medo de fazer o que faz, ao contrário, sente prazer, enquanto nós nos escondemos por detrás de belas palavras para descrever nossos crimes:

 "A carne nutre a carne"

Não

O homem assassina o animal.

Essa sim a cruel verdade por detrás dessa frase, e hoje, com grande tranquilidade , não permitimos mais que ninguém se esconda por detrás dela para continuar matando animais porque nossa conversa será tal qual a de Lecter e Grahan:

 

A vassoura de Occan

Você ignorou intencionalmente os fatos que contestavam seu argumento

Esperando que ninguém notasse

Pois é, nós , os defensores dos animais ,Notamos....





Simone Nardi 





Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter 
Facebook 
Enviar por email




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana