segunda-feira, 3 de março de 2014

Osteosarcoma


 Mika: 23.12.2003 / 13.02.2104


Depois que fizemos o primeiro post sobre Osteosarcoma, recebemos de alguns amigos notícias de animais que se encontravam com o mesmo problema, sendo assim, como a missão do Blog é a de informar e esclarecer, postamos abaixo o depoimento de um dos muitos amigos com os quais mantivemos contato sobre o assunto.




MIKA 


Notei pela primeira vez durante uma caminhada, um pequeno inchaço na pata esquerda de traz da Mika, levei-a ao veterinário no inicio de Outubro-2013 imaginando ser uma artrite ou algo parecido, ele logo pediu um raio-X da pata, dois dias depois com o resultado do exame em mãos o veterinário deu o diagnóstico: a indicação era de Osteosarcoma, ele recomendou a amputação do membro de pronto. 

Mika repousando, é possível ver o inchaço na perna

Depois do diagnostico o chão sumiu pra mim, amputar a pata de uma cadela com uns 46 Kg e quase 10 anos ... como seria a recuperação com essa idade? e a vida dela após isso?  Era uma cadela muito ativa, adorava fazer longos passeios a pé ou de carro.

Precisávamos ter outras opiniões, opções ou alternativas de tratamento à amputação.

Levei-a ao GrupoFraternal Francisco de Assis em SBC, logo começamos um tratamento fitoterápico, dias depois passou por uma consulta com uma veterinária oncologista, após examiná-la, ver os exames de raioX, confirmou o diagnóstico anterior, também recomendou a amputação da pata, mas deixou claro que mesmo com esse procedimento a sobrevida poderia não ser longa, pois existia o risco da doença se espalhar para outros órgãos, disse que normalmente evolui para os pulmões ...  Perguntei sobre um tratamento quimioterápico, mas a resposta não foi muito animadora, em função da doença e da idade, poderia não ajudar e causar outros problemas.

Iniciamos então um tratamento alopático, para evitar a dor, a base de anti inflamatórios e analgésicos (injetados), em períodos de 10 em 10 dias aproximados, que em conjunto com o fitoterápico, funcionou bem durante algum tempo, mas com o passar das semanas teve que ser complementado com dipirona e buscopan, nos períodos de crises (no fim do efeito das injeções).

 No fim de Dezembro ela teve um complicação com tumor de mama e acabou passando por uma cirurgia para retira-lo, a cicatrização e recuperação da cirurgia estavam indo bem, mas as dores na pata pareciam aumentar e o tratamento alopático prolongado dava sinais de estar prejudicando o estômago e a digestão da Mika.

 Foi ai que uma amiga me colocou em contato com a Simone, que me passou o contato do Dr. Célio Morooka (Vet. Homeopata).

Localização do osteosarcoma
 Levei-a para uma consulta homeopática com ele, receitou apenas dois medicamentos (2 glóbulos 3 x ao dia), em paralelo começamos a diminuir a medicação alopática que estava causando os efeitos ruins mencionados acima,  já no primeiro dia do tratamento ela reagiu muito bem a medicação homeopática, ficou muito ativa e voltou a se alimentar bem. Por indicação do Dr. Célio reforcei a alimentação dela com músculo e fígado, ela iria precisar desses recursos para combater a doença, há várias semanas eu já havia tirado a ração da dieta, não estava comendo nada que não fosse natural. 

RX. Localização do tumor

 Minha amiga Mika partiu na tarde do dia 13 de Fevereiro, quando a doença chegou aos pulmões, ela estava com dificuldades para respirar já nos dias anteriores ao do desencarne. 

 Até o dia anterior ela conseguia levantar sozinha, caminhava na garagem e até um pouco na rua (a noite), gostava muito disso. Ela tomou a medicação homeopática e a fitoterápica até a manhã do dia 13, acredito que ambas ajudaram muito durante a fase final da doença. 


Francisco



Mika



Assuntos relacionados

Osteosarcoma,Homeopatia: o que é e como lidar com isso 

Osteosarcoma X Homeopatia X Eutanásia

Eutanásia nos Animais

A homeopatia no tratamento do sistema urinário de gatos

 





Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter 
Facebook 
Enviar por email




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana