quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Programa diz que animal não sente - Email 6





Programa “Chama Crística” – 23/11/2013 – Sidnei Carvalho –
Sobre os animais





Até o Sr. Sidnei Carvalho.

Sr. Carvalho, ao ouvir o programa “Chama Crística” transmitido no último dia 23 de novembro, pelas ondas da prestigiada Rádio Boa Nova, causaram-me espécie algumas exarações de Vossa Senhoria acerca da evolução animal. Mormente quando o egrégio espiritista se referiu à polêmica “alma-grupo”, afirmando que em todos os animais, inclusive cães, gatos e outros mamíferos em geral, não há qualquer individualidade, já que seriam apenas meras “porções energéticas” da suprarreferida alma coletiva que, após o trânsito na matéria, retornariam à massa espiritual da qual se desprenderam. Soou-me ilógica, paradoxal e desprovida de fundamento tal teoria, visto, em meu entendimento, demolir o mérito pessoal das criaturas, no referente à arregimentação de valores evolutivos capazes de conduzi-las à conquista da láurea do raciocínio.

Aceitar como verdadeiro tal postulado significa jogar por terra alguns dos preceitos básicos do Espiritismo, como a meritocracia, o valor da busca pelo progresso individual e o alcance da consequente premiação relativa ao esforço próprio de cada um. Afinal, se os seres não humanos, independentemente das experiências pelas quais passem na romagem terrena, simplesmente imergem numa alma coletiva após o desencarne, onde a razão de tais experiências únicas para cada espírito? Onde o mérito do ente que, solitariamente, sofre, luta, cai, levanta, aprende, progride, se deixa de existir como indivíduo depois da morte? Carece de consistência tal assertiva.

Discordo também de sua afirmação de que as “almas-grupo” um dia se “hominizarão”, isto é, transformar-se-ão em seres humanos. Parece-me bastante confusa e contraditória essa teoria, devido ao fato de igualmente atentar contra os pressupostos anteriormente tangidos, atinentes ao princípio da individualidade das criaturas. Para mim, cada espírito hominal provém da evolução multimilenar de um um único espírito animal e ambos são, basicamente, o mesmo ser, desde a origem, escalando a montanha íngreme do progresso.

Outro tópico contra o qual me insurjo é a maneira, a meu ver, imprudente pela qual Vossa Senhoria utilizou, à guisa de exemplo da ausência de sentimentos nos animais, a agressão a estes, asseverando que se pode bater em um cão que ele volta depois, abanando o rabo, sem guardar mágoa. Tal colocação pode dar a entender a alguém menos avisado que não há mal algum em agredir os bichos, quando, na verdade, essa atitude, além de desumana, constitui um ilícito, punível por nosso arcabouço legal.

Por fim, repilo veementemente sua afirmação de que os animais não têm sentimentos. E o faço calcado não em obras religiosas, das quais os mais céticos podem refutar os argumentos, mas em experiências empíricas pessoais e trabalhos científicos sérios da atualidade, que vêm comprovando, dia a dia, a capacidade emocional e a notável inteligência dos bichos, com resultados surpreendentes. Enumerá-los nesta já longa arenga seria fastidioso. Daí, o recomendar a Vossa Senhoria a consulta ao Google ou a outros mecanismos de pesquisa da WEB, caso se interesse em pesquisar mais a fundo o assunto.

Encerro minhas considerações alvitrando-lhe, mesmo correndo o risco de ser mal interpretado, mais prudência e comedimento no trato com a questão animal, haja vista o grande poder de influenciação sobre públicos específicos detido por aqueles que militam em veículos de imprensa tão conceituados como a Rádio Boa Nova. Tal medida certamente evitará que conceitos polêmicos e bastante passíveis de contestação sejam espargidos arrogantemente como verdades absolutas entre os milhares de ouvintes da emissora, confundindo-os de forma lastimável, devido ao fato de não haver a possibilidade do contraditório no exato instante em que são emitidos.

Respeitosamente,

Jones Mendonça




Peço a todos que mandem comentários ao e-mail da rádio:
ouvinte@radioboanova.com.br

E a o e-mail da “Fraternidade Ramatis”:
contato@ramatis.org.br
        
               




Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 



©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2013 
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana