quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Programa diz que animal não sente- Email 4


Programa “Chama Crística” – 23/11/2013 – Sidnei Carvalho – Diz que animais não sentem


Caro amigos da Boa Nova, caros Amigos da Fraternidade Ramatis

A cada dia me decepciono mais com as pessoas que possuem em mãos um aparato(rádio/TV) e que o usam de forma tão íntima, repassando sentimentos e pensamentos próprios e não os da maravilhosa Doutrina Espírita.

È a primeira vez que escrevo a Fraternidade, mas não é a primeira vez que escrevo a rádio para desmentir um de seus oradores.

O Sr. Sidnei Carvalho, no programa “Chama Crística” de 23/11/2013, disse algumas coisas a respeito dos animais que cabe, e muito, um pedido delicado de desculpas dele no ar.

Até concordo que não há mesmo necessidade de tantos livros espíritas sobre animais, posto que Kardec muito já respondeu sobre o assunto, e que é valido também ao apresentador reler e tentar compreender.

A primeira coisa que gostaria de saber do sr Sidnei é:

Em que os animais são diferentes de nós ? :

Se ele bem compreende a Doutrina, não há seres que não estejam em evolução neste planeta, aliás, queira ele ou não, já passamos pelo reino que ele tanto desdenha -ainda mais um seguidor de Ramatis, o que torna a coisa ainda mais estranha.

Fomos todos criados por Deus - se acaso ele esqueceu disso - e estamos todos encarnados com a mesma constituição física , a psíquica ainda se desenvolve o que não quer dizer que sejamos , como ele propõe, seres tão diferentes.

Cabeça, tronco e membros fisiologicamente iguais, com nervos, vasos sanguíneos, artérias, cérebro, cada qual afinado com o reino pertencente , o que em nada desqualifica os animais.

Fisicamente a Ciência, caso o prezado orador esteja ligeiramente  desconectado do mundo, já provou que os Animais Sentem, os Animais Pensam, os Animais Raciocinam, pois possuem o córtex cerebral igual ao nosso. Basta ele dar uma lida na revista Galileu de Agosto de 2013 e no site da Veja de 2012- (http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/nao-e-mais-possivel-dizer-que-nao-sabiamos-diz-philip-low), onde 22 neurocientistas e um físico, assinaram um Manifesto atestando a Consciência animal, ou seja, a senciência, que é a capacidade de sentir física e psiquicamente, levando-se em conta que , o que sente não é o corpo e sim a alma, cai por terra todas as alegações do apresentador.

Só em um momento o sr Sidnei demonstra ter razão: É preciso ter mesmo muito cuidado ao se falar dos animais.

Pois se um animal não sente como ele propõe(física e psicologicamente), se um animal não pensa, ele se torna um objeto (cartesianismo), e é fácil fazer com objetos o que se deseja, inclusive destruir.

Tem realmente muita besteira rolando no meio espírita ao dizer que animais não pensam ou não sentem ou não tem alma. Basta ler o Livro dos Espíritos para saber que eles sentem, pensam e tem alma.

O apresentador deveria novamente ler e estudar as questões: 593/594/595/597/598 todas do Livro dos Espíritos, a menos que queira desqualificar as questões de Kardec e a reposta dos Espíritos com o fez com os livros do meu grande amigo, (Marcel Benedeti, livros editados e vendidos pela Mundo Maior Editora.)

Mais precisamente porque ele disse no programa que os animais não tem alma, não pensam e não sentem;

Vejamos o que Kardec diz para cada afirmação do Sr Sidnei;

Sobre Livre arbítrio e alma que o Sr Sidnei disse que os animais não possuem.

595 - Os animais têm o livre-arbítrio de seus atos?
– Eles não são simples máquinas, como se pode supor; mas sua liberdade de ação é limitada às suas necessidades e não se pode comparar à do homem. Sendo muito inferiores ao homem, não têm os mesmos deveres. Sua liberdade é restrita aos atos da vida material.

597. Pois se os animais têm uma inteligência que lhes dá uma certa liberdade de ação, há neles um princípio independente da matéria?
       — Sim, e que sobrevive ao corpo.

       597 – a) Esse princípio é uma alma semelhante à do homem?
       — É também uma alma, se o quiserdes: isso depende do sentido em que se tome a palavra; mas é inferior à do homem. Há, entre a alma dos animais e a do homem, tanta distância quanto entre a alma do homem e Deus.

Essa precisamente é muito interessante, pois a todo momento o apresentador alega que os animais não são seres individuais, talvez devêssemos fazer com o LE o mesmo que ele pediu para fazermos com os livros do Marcel, não levar a sério.

       598. A alma dos animais conserva após a morte sua individualidade e a consciência de si mesma?

      — Sua individualidade, sim, mas não a consciência de si mesma. A vida inteligente permanece em estado latente.

 Nós que sabemos que muitas inverdades foram ditas, temos o dever de fazer corrigirem-se, no AR, equívocos cometidos no programa e indicar, além dessa leitura, outros livros onde o apresentador pode encontrar estudos que afirmam tudo o que ele não quer ver;

Como o livro do biólogo(Etólogo) Mark Berkof  que, enquanto o apresentador diz que os animais não pensam, não sentem nem perdoam, ele diz: “ A vida emocional dos animais- Alegria, tristeza e Empatia nos animais”, lembrando que o Perdão surge da Empatia, estudada neste livro.

Por isso : enquanto o apresentador diz que os animais não tem alma, os Espíritos dizem à Kardec que sim, eles tem alma individual, até porque o termo ALMA-GRUPO nunca foi usado por Kardec e provêm da Teosofia(espiritualista), é um grande equivoco dizer que animais são energias apenas e que, como gotas de água retornando ao oceano, simplesmente se perdem, é a verdadeira falta de estudo que se traduz neste tipo de fala.Plagiando o Sr Sidnei: “Muito cuidado com as palavras do apresentador, não são sérias”. (fala usada por ele ao referir-se aos livros do Marcel)

Esperamos que a Direção da Rádio tome providências para a correção de tantos equívocos cometidos pelo apresentador/orador, pois sabemos que não apenas a ouvinte que mandou o email sobre os animais corre risco de passar a  tratá-los como objetos, mas todos aqueles que infelizmente, ouviram o programa neste fatídico dia.

A falta de estudo dele em relação aos animais deveria se restringir ao que Ramatis fala sobre vegetarianismo e nada mais.A compreensão por parte de muitos oradores, em relação aos animais e ao espiritismo tem prestado um verdadeiro desserviço a esses irmãos tão marginalizados por todos.

Grande abraço
Simone Nardi


Peço a todos que mandem comentários ao e-mail da rádio:
ouvinte@radioboanova.com.br

E a o e-mail da “Fraternidade Ramatis”:
contato@ramatis.org.br


 


Gostou deste artigo?

Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter 
Facebook 




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2013
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana