sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Cozinha Vegana: Dicas

Agora você virou Vegetariano ou melhor Vegano. Hora de reeducar o paladar e o organismo. Mas você trabalha o dia todo, estuda, cuida dos seus tutelados e não tem um bom lugar para almoçar, nem sabe cozinhar ou pios, não tem tempo para você.
Essas são as reclamações que mais ouço de alguns amigos que viraram vegs, não sei fazer, não tenho tempo, como arroz, feijão e abobrinha todo dia...
Tentando facilitar a vida desses novos e ligeiros vegs, fiz um pequeno artigo com dicas de como preparar seus alimentos na véspera ( para aqueles que não estudam), ou pelo menos facilitar a vida de todos.
Eu agora apenas trabalho, antes trabalhava e estudava e pretendo voltar a estudar, e me antecipava na preparação de alguns pratos , já que na faculdade não havia nada que não fosse de origem animal.
As dicas não resolvem todos os problemas, mas podem dar uma força na hora do aperto. 

Vamos lá veg iniciante.


ALHO PORÓ

Imagem: Parte verde Alho Poró

 
Ao contrário do que ouvi de uma nutricionista, a parte verde do Alho Poró não serve apenas para fazer caldo de legumes, ele é delicioso e dá requinte a qualquer prato.
O que sempre fiz é escolher os de folhas verdes maiores e mais vistosas, compramos geralmente 2 a 3 Alhos , cortamos e congelamos.
Pode?
Sim, pode.
Precisa cozinhar?
Não, ao menos em casa nunca cozinhamos e ele nunca estragou.
Tendo o Alho Poró cortado e congelado a vida na cozinha fica mais ágil , facilitando a vida corrida de qualquer veg.

Como?

Primeiro é preciso lavar o Alho Poró, alguns vem com terra e é preciso que estejam limpos antes de serem congelados. Depois basta arrumar um daqueles saquinhos transparentes que existem nos supermercados para acondicionar o Alho Poró.




 Na imagem ao lado a parte branca do Alho Poró já lavada e fatiada.


Ao lado a parte verde(folhas) igualmente lavada e fatiada.

Claro que a quantidade a ser comprada e congelada vai depender muito das receitas e da quantidade de pessoas em casa, mas é sempre mais fácil ter a mão ele já cortado do que ter que parar para cortar num momento de pressa.

Mas a que horas fazer isso?

Essa é sempre outra pergunta que me fazem. Depende dos seus horários, depende da sua reeducação e depende de você estipular regras.


Imagem: Alho Poró cortado
Durante a pós-graduação eu congelava as coisas nos dias de folga, diferente da graduação.Ou seja, se a noite, depois da janta, mesmo depois de um dia cheio no trabalho, antes de sentar e assistir sua série de TV favorita, já inicie o congelamento do Alho Poró.

Ligue a TV, vá lavando, cortando, colocando no saquinho, vá adiantando as coisas para voc~e mesmo, afinal, não vamos passar a semana inteira cortando e congelando as coisas, um dia na semana já é suficiente para alavancar as coisas para o fim de semana.

Imagem:Saquinho para congelamento
Pois é, fim de semana, se não der para congelar as coisas no meio da semana, tire algumas horas do fim de semana para fazer isso. 

O que um veg não pode é achar que comer arroz, feijão e abobrinha todos os dias vai deixá-lo saudável. Reeducar a alimentação não é tarefa fácil, requer cuidados pois comer carne foi um hábito que nos foi deixado como herança, herança essa da qual abrimos mão em nome da paz e do amor entre seres humanos e animais.



Imagem: Alho pronto para ser levado ao freezer

Arroz? Pois é, hoje já inventaram uma panela de arroz, que facilita a vida de qualquer pessoa. feijão? Pode-se cozinhar e congelar também. O mesmo pode ser feito com o Grão-de-bico, com o Tofu(embora mude a consistência dele).

Mas só  Alho Poró?

Não. Mas existem alguns alimentos que mudam tanto o sabor quanto a consistência , mas mesmo assim podemos ganhar tempo em muitos outros.

O único problema é que, depois de congelado ele não fica com aquele ar de fresquinho, por isso, no caso de saladas, é sempre bom cortar na hora de utilizar.É , salada de alho-poró é bom demais.




Pimentões 

Imagem: Pimentão Vermelho




T
Imagem:Pimentão cortado
ambém podemos cortar e congelar pimentões, assim como fizemos com o Alho Poró.


Como?

vai depender da forma como você gosta de comer Pimentão. O sistema é o mesmo, lavar, cortar e armazenar.Em casa nos fatiamos o pimentão, a consistência dele muda bem pouco , o sabor permanece inalterado.

Claro que não estamos falando em congelamentos por seis meses, mas congelamentos que bastem ao veg auxiliar, com mais rapidez , na preparação de seus alimentos.
Imagem: Pimentão/saquinho


O congelamento visa facilitar, claro que muitos vão dizer que não sabem cozinhar, esse é um outro problemas não incluído nesse passo a passo, mas que se resolve facilmente numa busca na internet por vídeos que literalmente te ensinam a cozinhar. 

Ninguém nasce sabendo, todos vão aprendendo aos poucos, lendo conhecendo e saboreando.No livro de receitas do blog, e mesmo na parte de receitas, temos várias receitinhas onde podemos usar o que congelamos, e depois que aprendemos a fazer isso nossa vida ficou bem mais fácil.


Pimentão amarelo é ótimo para fazer Bobó de palmito ou de Shitaki.

Tanto ele quanto o vermelho são mais suaves do que o verde, que possui um sabor mais forte.

Todos servem para servir recheados, em saladas, fritos, cozidos, há uma diversidade de receitas onde eles podem ser utilizados.


Imagem: Pimentão cortado
Assim como o Alho Poró, os Pimentões não faltam em casa e realçam muitas receitas, a mais simples é fritar mandioca ou batata, e um pouco antes de tirá-las do óleo, )escorrer o alho congelado pois fica com gotículas de gelo, para isso basta tirar uns minutos antes do freezer e colocar sobre um guardanapo de pano para secá-lo), feito isso, basta jogar o alho picado por sobre a batata/mandioca, deixar dar uma leve fritada,retirar, escorrer e servir.

A parte verde do alho fica um pouco mais adocicada depois de frita, um sabor marcante e suave, mas existem infinitas
Imagem: Pimentão cortado
receitas onde se pode utilizá-lo.


Dúvidas?Sugestões?

Mande pelo Fale Conosco que postaremos aqui para ajudar outras pessoas





Congelamento
       
 Grande abraço




Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter 
Facebook 
Enviar por email





©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2013 
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana