quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ao que realmente é Sagrado

Imagem: Cão e Criança



Roberto Trípoli teve a iniciativa de criar uma lei onde os animais poderiam ser enterrados em cemitérios nos sepulcros de seus tutores. Não vamos entrar no mérito da questão, se é uma lei que beneficiará muitos ou poucos, mas vamos entrar numa outra esfera, a esfera do sagrado.

Pouco tempo depois da lei ser votada e aprovada no plenário da Câmara dos Vereadores de São Paulo, o prefeito Fernando Haddad, que elevou o IPTU a níveis estratosféricos, resolveu conversar com Dom Odilo Scherer,  e então resolveu vetar a lei. Foi o que disse em entrevista à imprensa: “Eu conversei até com o Dom Odilo sobre o assunto. Eu entendo que para muita gente pode parecer uma coisa de menor importância, mas para aqueles que entendem que ali é solo sagrado, você tem que ter um certo respeito à religiosidade das pessoas. Ele [Dom Odilo] inclusive me escreveu uma carta, e eu entendo que são legítimos os argumentos.”

Talvez para o prefeito de SP, a maior cidade do maior estado brasileiro, o aumento inverossímil do IPTU em relação ao aumento de trabalhadores e aposentados também seja de pouca importância e nem seja sagrado o pão de cada dia delas, mas é só um detalhe.

Tanto ele, quanto Dom Odilo, de quem já poderíamos mesmo aguardar esses pensamentos, alegaram que o cemitério é solo sagrado e não pode receber o corpo de animais, ou seria, de seres inocentes?

O prefeito errou ao aceitar que o solo é sagrado para todos, será que agora o Estado tem também força para dizer a um ateu;  " O solo aqui é sagrado ". 
É sagrado para eles, Haddad e Dom Odilo, não para os ateus que fazem o bem sem esperar nada em troca. A igreja não tem mais a força do Estado, ainda mais uma Igreja que  perde fiéis todos os dias devido aos muitos dogmas acumulados.

Vamos perguntar ao Papa  se ele não concorda que os animais são também seresd ivinos, criados por Deus, ainda mais após o Papa ter se filiado a uma ONG de Proteção Animal. Será que Dom Odilo sabe disso?
É cada dia mais compreensível o artigo de Leonardo Boff sobre o papável:"Dom Odilo "não tem altura intelectual" para ser papa, diz Leonardo Boff". 

Onde o teólogo e filósofo coloca que “Dada à crise mundial, seja ecológica, financeira, ou interna da Igreja, ele não tem altura intelectual, nem abertura teológica capaz de dar uma resposta adequada e suficiente a essa crise”


Talvez por isso ele acredite que toda a cidade de SP seja católica. Talvez por isso ele não perceba que existem muitos ateus enterrados no solo que ele acredita ser sagrado e que, por causa de sua opinião, quem é ateu terá que obedecer a um estado que se recusa a ser laico.

Mas como coloca mais uma vez Leonardo Boff, fica fácil compreender as razões de Dom Odilo Scherer à essa questão e a qualquer outra que envolva animais:"Dom Odilo, acredita, também não representaria “o lado mais vivo da Igreja brasileira” e não se mostra disposto a discutir temas importantes como o aborto, o uso de células tronco e o celibato. “Mantém o perfil da velha Igreja que não deu certo. [Como papa] faria remendos, mas não buscaria a cura do corpo.” "

Como então estaria disposto a discutir direitosde ateus , de católicos, de pessoas de todas as matizes religiosas que não se importam se o solo é sagrado pois para eles seus animais foram e são sagrados, ou talvez quem sabe discutir Direitos Animais. 

Mas o que é sagrado?  O que é mais sagrado - ao menos para aqueles que possuem religião, do que a vida? - A vida em todas as esferas é algo sagrado; vida enquanto há vida é algo sagrado, o que morre é o corpo e ele deixa de ser sagrado, afinal, vai apodrecer.

Comer carne é tirar  uma vida sagrada, será que Dom Odilo e o prefeito Haddad sabem disso?  Ou sagrado para eles é somente o que eles querem que seja sagrado? Sagrado é tudo o que fazemos de bom ao outro, não um pedaço de terra onde se paga muito caro para enterrar aquele que nos foi tão amado enquanto em vida.

Vamos dar o sagrado ao que realmente é sagrado.
Haddad, Dom Odilo, tenho certeza que, se conseguem pensar que um solo onde os corpos apodrecem é algo sagrado, também conseguem ser veganos em respeito às criaturas de Deus, pois mais sagrado que a vida dos seres que Ele criou, ah isso não há.

Vida e respeito ao que realmente é sagrado, só isso que pedimos.




Referência: 

Dom Odilo "não tem altura intelectual"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana