segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Vegetarianismo e Espiritismo:Discussão de livro: pt3

 Ratifica-se  que a alimentação carnívora — que é responsável pelas matanças cruéis nos matadouros e charqueadas ou açougues — é produto de uma natureza humana “impiedosa e má”


Não existe apenas um tipo de Crueldade:

Não são apenas os humanos que sofrem


 
Imagem: Gato abandonado





Imagem: Elefante de circo





 



























Não são apenas os animais que sofrem.


Imagem: Criança ferida









 

Imagem: crianças com fome











 

Por que se preocupar com apenas uma espécie se o todo é que a mantém viva?

A pegada de água de um quilo de bife de boi (15.500 litros) considera que, normalmente, o animal é abatido com três anos de vida e gera, aproximadamente, 200 kg de carne sem osso.

Ao longo da vida, o boi consome em torno de 1.300kg de grãos (entre trigo, aveia, cevada, milho, ervilha seca, farelo de soja e outros), 7.200 kg de pastagem, feno e silo, bebe 24 m³ de água e gasta outros 7 para sua manutenção.


Essa soma é dividida pelos 200 kg de carne produzidas pelo boi.(Fonte: Planeta Sustentável)

 1 quilo de arroz
3 mil litros de água
1 quilo de carne
15.500 litros de água
1 quilo de carne de frango
3.500 litros de água

Infográfico de gasto de água


Imagem: Infográfico, a água que você não vê



O que isso representa?


Representa que no momento em que os médiuns comem seu bifinho, muitas crianças, jovens e anciãos igualmente padecem de sede, ou seja, a água que deveria salvar suas vidas é gasta na produção de carne de um animal que possui alma e é um ser senciente.


Outro detalhe importante é a obrigatoriedade do abate. Não, os médiuns acima citados não abatem seus animais, eles obrigam outros seres humanos a fazerem isso por eles.


Sim, até já conhecemos o velho lema sobre a economia, e dos trabalhadores necessitarem destes empregos para sua subsistência, mas devemos pensar o seguinte: somos éticos em obrigar outros seres humanos a matarem por nós, só porque acreditamos que a economia do pais dependa disso?


Se por um lado discutimos a visão de um abatedouro pelo plano espiritual, é necessário agora que analisemos as condições de um abatedouro através do lado material. Preciso também dizer que não podemos alegar que os trabalhadores dos abatedouros necessitam deste trabalho por esse ou por aquele motivo, porque somos nós que os obrigamos a isso ( o escândalo há de vir, mas ai daquele por quem o escândalo vier).


Os abatedouros são locais úmidos, barulhentos, onde altas e baixas temperaturas se alternam dentro da mesma instalação. As operações de abate e obtenção de carnes ocorrem de forma seqüencial, como numa linha de montagem, na qual a velocidade de trabalho não é determinada pelo indivíduo, mas pelo número de animais que devem ser abatidos por intervalo de tempo.”(1)


Quando se coloca: “pelo numero de animais que devem ser abatidos” devemos ter em mente que no Natal, festa da paz, o número de abate de animais chega a triplicar, até porque muitas Casas Espíritas realizam suas festas de “confraternização” a base de muitos corpos de animais.


 “Objetos cortantes são manipulados em movimentos firmes e vigorosos que podem causar lesões do sistema músculo-esquelético, principalmente pela possibilidade dos animais reagirem de forma violenta e inesperada. Além disso, a morte dos animais pode determinar efeitos psicológicos que ainda não foram adequadamente estudados.7 O risco de transmissão de agentes infecciosos, além de importante para a saúde ocupacional individual, tem grande relevância para a saúde pública, pois os trabalhadores de abatedouros são os primeiros hospedeiros a serem expostos aos agentes etiológicos de zoonoses.”


É a esse ambiente que obrigamos outros seres humanos a trabalharem. Não vamos acreditar que se os abatedouros acabassem, todos estes seres humanos ficariam desempregados, pois sempre há uma nova ocupação, sempre há um novo trabalho.Se assim fosse, deveríamos ser a favor das empresas armamentistas que auxiliam na morte de milhares de pessoas, mas que empregam outras milhares. Das empresas de cigarro, que matam anualmente das mais diversas doenças pulmonares e cânceres, mas que empregam também milhares de pessoas. Alguns irão dizer: mas esses trabalhos ainda são necessários. Talvez só sejam necessários devido a nossa imperfeição moral, e algumas imperfeições morais são hábitos dos quais não queremos nos livrar.


Em um dos livros, nos é citado que o médium deve pensar mais em sua vida moral do que em sua alimentação, mas as duas não estariam ligadas?


Vejamos aqui duas tabelas que são citadas no artigo:



Sequência de abate de animais e perigo a saúde dos trabalhadores


Etapas do Abate                                   Perigos Apresentados


Condução dos animais
Reação violenta do animal
Insensibilização (descarga elétrica , pistola pneumática)
Estresse pela natureza da tarefa;acidente com pistola ou eletricidade;ruído elevado
Sangria
Contato com sangue potencialmente contaminado; estresse pela natureza da tarefa; queda do animal; acidente com faca; ruído elevado,piso escorregadio
Levantamento e escalda dos animais
Queda do animal; movimentação excessiva; acidente com faca; velocidade excessiva da linha; temperatura e umidade elevada;contato com fezes e sangue potencialmente contaminados
Retirada de couro,cascos, chifres e depilação
Queda do animal; movimentação excessiva; acidente com faca; velocidade excessiva da linha; temperatura e umidade elevada;contato com fezes e sangue potencialmente contaminados
Evisceração
Contato com fezes e órgãos potencialmente contaminados; acidente com faca ou ganchos; ruído elevado; piso escorregadio
Remoção e inspeção da cabeça
Contato com fezes e órgãos potencialmente contaminados; acidente com faca ou ganchos; ruído elevado; piso escorregadio
Remoção e inspeção das vísceras
Queda dos órgãos; Contato com fezes; acidente com faca; presença potencial  de patógenos nas vísceras; estresse pela natureza da tarefa; temperatura e umidade elevada; ; ruído elevado; piso escorregadio
Serragem para divisão da carcaça e lavagem das meias carcaças
Acidentes com moto-serra(queda,cortes, contusões);movimentação excessiva; contato com água fria sob pressão; ruído elevado
Desossa
Acidente com faca; acidente com fragmento ósseos pontiagudos;movimentação desconfortável;baixas temperaturas
Câmara fria
Acidente com faca; acidente com fragmento ósseos pontiagudos;movimentação desconfortável;baixas temperaturas
  



A condução dos animais, esses irmãos sencientes e possuidores de alma, gera tensão entre trabalhadores e animais, animais que não desejam morrer, animais conscientes que pressentem a morte . Daí seguimos para a insensibilização deste irmão animal que , segundo o artigo, gera no animal humano um estresse pela própria natureza da tarefa. Vamos refletir bem, “Natureza da tarefa”. Qual é a natureza da tarefa?  Matar um animal que luta para viver.


Não citaremos todos os passos para não ficar repetitivo, mas basta lermos a tabela para conhecermos o que fazemos a outros seres humanos. Isso seria moral ou imoral? Nossa alimentação não estaria ligada a essa imoralidade de obrigar um Outro irmão a matar?


A segunda tabela nos mostra as complicações causadas por esse trabalho. Não colocaremos todos aqui, pois a tabela é muito grande.:


Descrição dos problemas que podem afetar trabalhadores de abatedouros.


Tipo de problema                                                   Característica principal
 

Acidentes;Lesões em mãos,perfuração cardíaca com a pistola pneumática;infecção dos cortes causados por instrumentos afiados/ossos
Acidentes de trabalho;,demora no atendimento e morte do trabalhador;
Abuso de drogas,álcool e analgésicos;e tranquilizantes: Problemas sociais e comportamento agressivo
Analgésicos e outras formas de tratamento pra lidar com sintomas de dor;A eutanásia de animais de estimação e animais destinados a alimentação humana pode ter impacto psicológico diferentes sobre o trabalhador responsável por suas mortes
Incidência de problemas psicossomáticos;risco do aumento de câncer
A exposição a compostos usados na indústria de carnes contribuem para um risco mais elevado de cânceres da boca, laringe, pulmão e estômago
  

O que há de moral e ético em , para não nos atormentarmos com a falta do bife, atormentarmos outras pessoas causando-lhes as mais diversas doenças? Todos os que se alimentam de carne promovem exatamente os riscos e problemas citados nas tabelas. Sim, há uma melhora no ritmo de trabalho ou diminuição dos riscos de acidente. Sim, que visa promover um lucro melhor, pois o empregado não estando afastado o ritmo de uma empresa sempre é melhor e o lucro é maior.Mas lembremos que esse mesmo com todo esse desgaste, essas doenças e o trágico fim dos animais, crianças, velhos e enfermos continuam morrendo de fome, pois este alimento não chega até eles e podemos relembrar Gandhi, vegetariano, a nos dizer:

Odeio o privilégio e o monopólio. Para mim, tudo o que não pode ser dividido com as multidões é tabu. Mahatma Gandhi


É esse outro lado que desejamos mostrar, tanto quando se fala que a carne não faz mal ao médium , como quando se fala que os movimentos de luta pelos animais não se preocupam com os seres humanos; Nós sabemos que isso ocorre dentro dos abatedouros, será que os oradores sabem, ou sabiam? Nós lutamos pelo fim dos abatedouros que irá salvar seres humanos e animais, enquanto muitos oradores os defendem. Qual o lado correto então? Quais humanos são importantes de serem salvos? Só os que são citados e que morrem de fome, ou será que não devemos qualquer consideração aos que padecem dos mais variados transtornos devido ao trabalho dentro um abatedouro?

Há quem o diga, como é sempre o repetitivo entre os oradores, José Carlos De Lucca não escapou disso , depois de também citar num programa de rádio o movimento de defesa dos animais como se quem o praticasse fosse totalmente alienado e desconsiderasse o sofrimento humano:

“Sim é importante cuidar dos animais, mas as pessoas não podem se esquecer de cuidar das pessoas”

Nós sabemos.

Ao que respondemos


“Sim, é importante cuidar de pessoas e nós também fazemos isso, mas o que pedimos a essas mesmas pessoas é que elas igualmente não devem esquecer de cuidar também dos animais e citando Irmão X “Comecem a renovação de seus costumes pelo prato de cada dia{...} pois o cemitério na barriga é um tormento  depois da grande transição”.



A alimentação pode até, como colocou Raul Teixeira, não definir o potencial mediúnico ou sua moral, mas os atos escondidos por detrás da alimentação, esses sim podem definir não somente o potencial mediúnico, mas o potencial de moralidade de cada um. Pois quando somos a favor a carne, quando defendemos uma alimentação carnista, defendemos igualmente tudo o que foi citado nas duas tabelas. Sim, não é mais possível dizer que não sabíamos. Caiu o pano, desvelou-se a verdade, que a escolha seja de cada um, mas que não bradem, quem é tão conhecido no cenário espírita, em favor a morte de animais sem contudo explicar os detalhes de como o bife chega aos seus pratos.

Imagem: Ciclo de abate, nós obrigamos os trabalhadores a matar os animais

Incomoda? 

"Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível." 
Mahatma Gandhi

E iríamos mais longe em dizer que, o que afeta um, afeta outro...

A vida é um todo indivisível, não queiram dividir quem sofre mais ou quem sofre menos, não queiram criar privilégios, não queriam bradar a favor a morte, mesmo que para vocês os irmãos animais não tenham qualquer significado.

Não nos culpem por conseguir enxergar os animais como irmãos, enquanto vocês apenas conseguem enxergá-los como bife, como carne, como alimento.
Façam o trabalho que lhes cabe e nós faremos o nosso, em harmonia, dentro de um Planeta onde todos os seres merecem consideração, pois todos, sem exceção, são criaturas de Deus.

Se vocês sabem que os animais tem alma, se vocês sabem que eles possuem consciência e são seres sencientes, o que lhes falta para mudar?

Há trabalho mais do que suficiente para todos, há lugar para todos, há espaço para todos. Mas quando não sabemos viver na relação social saudável, quem é vegetariano começa atormentar o outro que come carne: Como você come carne? Como você carrega um cemitério na barriga? Como você sacrifica os bichinhos?  Da mesma maneira que o outro que fala tem a língua ferina. As liberdades. Imaginemos se a criatura quer impor a sua vontade a terceiros.Há compromissos nossos, ao nível do indivíduo que somos e há compromissos nossos, ao nível da sociedade da qual participamos. Saber viver em sociedade é uma arte.Raul Teixeira

O que dizem a nós, isso dizemos a vocês também:

  Há trabalho mais do que suficiente para todos, há lugar para todos, há espaço para todos. Mas quando não sabemos viver na relação social saudável, quem se acredita sabedor de toda a Doutrina e de todos os caminhos começa atormentar o outro que não come carne: Como você não come carne? Como você , ao contrário de mim, não carrega um cemitério na barriga? Como você não sacrifica os bichinhos?  Da mesma maneira que o outro que fala tem a língua ferina. As liberdades. Imaginemos se a criatura quer impor a sua vontade a terceiros.Há compromissos nossos, ao nível do indivíduo que somos e há compromissos nossos, ao nível da sociedade da qual participamos. Saber viver em sociedade é uma arte.

Realmente, imagines querer impor suas vontades a terceiros, criticando, ironizando, prestando um grande Des-serviço a causa animal....

Ouçam suas próprias palavras para que não tenhamos que repeti-las para vocês





Para aqueles que não conseguem largar o vício da carne , vale a pena reler essa lenda


Conto Cherokee: Dois Lobos

Um velho avô Cherokee disse a seu neto, quando este veio até ele, com raiva de um amigo que lhe havia feito uma injustiça, 


-“Deixe-me contar uma história. Eu mesmo, algumas vezes, já senti grande ódio por aqueles que não têm qualquer arrependimento do que fazem. Mas o ódio te corrói, e não fere seu inimigo. É como tomar veneno, e desejar  que seu inimigo morra. Lutei com esses sentimentos muitas vezes.” Ele continuou: “É como se existissem dois lobos dentro de mim. Um deles é  bom e não faz mal. Ele vive em harmonia com todos ao seu redor, e não se ofende quando não teve intenção de ofender. Ele só luta quando tiver  que lutar, e do jeito certo.


Mas o outro lobo, ah! Ele está cheio de raiva. O insignificante vai colocá-lo em estado de raiva. Ele luta contra todos, o tempo todo, sem  nenhuma razão. Ele não consegue pensar porque sua raiva e seu ódio são muito grandes. É uma raiva inútil, por causa dessa raiva nada irá mudar.


Às vezes, é difícil viver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar meu espírito”.

O garoto olhou bem dentro dos olhos de seu avô e perguntou: “Qual deles vence, vovô?”

O avô sorriu e respondeu baixinho: “Aquele que eu alimentar”.



Qual dos Lobos vocês alimentam?
 


É contra isso que lutamos:

Quando nos referimos aos oradores que defendem publicamente  alimentação carnista, desejávamos mostrar que , co contrário deles, não estamos preocupados com o potencial mediúnico, com a qualidade do passe, pois quem é médium é médium 24hs por dias, sete dias por semanas, o mês inteiro e não apenas de quarta, de sexta ou de sábado.

Não era, e nem é essa a nossa preocupação, nossa única preocupação é com a crueldade que eles ignoram e que é praticada pelos seres humanos para a obtenção da carne.Não ser cruel é um grande passo para sermos morais.e a alimentação defendida por eles é a face mais cruel da natureza humana: o descaso.




Pit bull é submetido a torturas medievais nos Estados Unidos : http://www.anda.jor.br/24/09/2013/pit-bull-submetido-torturas-medievais-estados-unidos


Crianças matam bois em matadouro iraniano: http://www.ogritodobicho.com/2013/01/criancas-matam-bois-em-matadouro.html

Três crianças usam gato como bola de futebol na Inglaterra: http://www.anda.jor.br/23/09/2013/tres-criancas-gato-bola-futebol-inglaterra

Mulher e criança agridem cruelmente um filhote de cão: http://www.ogritodobicho.com/2013/05/mulher-e-crianca-agridem-cruelmente-um.html

Adolescente de 14 anos se embriaga e mata filhote de cachorro em Campo Grande (MS): http://www.anda.jor.br/17/09/2013/adolescente-de-14-anos-se-embriaga-e-mata-filhote-de-cachorro-em-campo-grande-ms

Adolescentes torturam e matam um gatinho de 4 meses - Chile: http://www.ogritodobicho.com/2013/08/adolescentes-torturam-e-matam-um.html

Moradora de rua é apedrejada até a morte ao defender cães abandonados : http://www.anda.jor.br/27/09/2013/moradora-rua-apedrejada-morta-defender-caes

EUA discutem reabertura de matadouros de cavalos para consumo humano: http://www.anda.jor.br/25/09/2013/eua-discutem-reabertura-matadouros-cavalos

Touros tentam fugir da morte na cidade de Viana do Castelo em Portugal : http://www.anda.jor.br/18/09/2013/touros-fogem-da-morte-na-cidade-de-viana-do-castelo-em-portugal


Para transformar o mundo nisso

Criança que mal sabe falar, diz que animais tem que cuidar e não comer: http://www.ogritodobicho.com/2013/05/crianca-que-mal-sabe-falar-diz-que.html

 

Espanha: Freiras toureiras vs. crianças protetoras de animais; http://www.ogritodobicho.com/2013/05/espanha-freiras-toureiras-vs-criancas.html

 

CARTILHA ULINHA - DIREITO DOS ANIMAIS PARA CRIANÇAS: http://www.ogritodobicho.com/2012/03/cartilha-ulinha-direito-dos-animais.html








Referências





Empowerment como forma de prevenção de problemas de saúde em trabalhadores de abatedouros : http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0034-89102007000200021&script=sci_arttext






Acquamundo :http://www.acquamundo.com.br/conservacao-dos-oceanos.asp


Oceanário : http://www.oceanario.pt/cms/1255/

Infografico :http://mensageirosdaagua.org/blog/infografico-agua-nos-alimentos/




  Simone Nardi   



Demais links/continuação









Cartas/Emails que foram enviados aos oradores

Vegetarianismo e Espiritismo:Carta sobre " A Carne": pt 1


Vegetarianismo e Espiritismo:Carta sobre " A Carne".pt 2


Protetores de Animais - Carta enviada à José Carlos De Lucca


Protetores de animais- Carta enviada à Rádio





Temas relacionados


Carne e mediunidade


A carne precisa da carne?

 

Alimentação carnívora:Pai Benedito responde


Carne vermelha e prática mediúnica


Grandes ícone do espiritismo comem carne e se defendem


Oradores espíritas X Vegetarianismo

 

Malefícios da alimentação vegetariana

 

Espiritismo, Alimentação e Vampirismo


Alimentação vegetariana é mais cara?





Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 






©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2013 
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana