quarta-feira, 4 de abril de 2012

OBSESSÃO E DESOBSESSÃO - Parte 2

Jesus sorrindo

As obsessões, de um modo geral, não apresentam gravidade, podem ser facilmente tratadas pela metodologia espírita. Só em um pequeno número de casos há fatores que facilitam a degeneração do processo, culminando na fascinação ou subjugação. Em quase todos os processos obsessivos existem duas partes envolvidas. Só na auto-obsessão o indivíduo atormenta-se a si mesmo. Assim, podemos ter os seguintes casos de situação obsessiva:

a) De desencarnado para encarnado. 


b) De encarnado para desencarnado. 


c) De desencarnado para desencarnado. 


d) De encarnado para encarnado. 


e) Obsessão recíproca 


f) Auto-obsessão.



TRATAMENTO DA OBSESSÃO


A obsessão, como todas as enfermidades, pode ser , por ser uma enfermidade espiritual, são necessários alguns procedimentos terapêuticos como a conscientização dos doente sobre seu estado, de modo que ele mesmo busque pelo auxilio, que tenha o desejo de curar-se, sem isso, qualquer tratamento não terá efeito.É necessário também uma reeducação do enfermo, de forma a evitar os mesmos erros que o levaram a enfermidade tais como os vícios e o controle de seus instintos, essa mudança de postura é o que o auxiliará a restabelecer-se.

Vício: Alcool
O Evangelho no Lar é muito importante, pois o aprendizado dos ensinamentos morais que ali estão, será o bálsamo curativo para tal enfermidade. A orientação da Casa Espírita para com o obsessor também será o medicamento da cura de ambos os sofredores. Junto a isso, a fluidoterapia energética e o passe, irão restauras as energias perdidas pelo enfermo, de modo que ele possa gradualmente se reformar, no mais , a transformação moral é que levará o enfermo a cura:

"Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para dominar suas más inclinações" - (Allan Kardec - Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 4).  

                 Finda a explanação sobre o que é e como ocorre a obsessão, nada melhor do que falar como fazer a desobsessão.O Texto a seguir é o resumo completo de um livro, feito para a realização de um trabalho para o Curso de Médiuns e que explana claramente sobre o assunto.

 

Desobsessão

 

          Nesse livro, André Luiz compara a desobsessão as doenças que afligem o corpo. Segundo ele, assim como se trata o câncer e as infecções do corpo, igualmente deve tratar-se a obsessão, doença que atormenta a alma.Mostra que a obsessão é um trabalho importante, e que cada Centro Espírita deve ter a sua equipe de servidores, que devem, desde o despertar, manter uma atitude  Moral digna, com o coração repleto de atitudes puras e amorosas.

A alimentação também deve ser cuidadosa, sem excessos. É necessário repouso físico e mental. Mente pura, atitudes puras.O cultivo da prece é extremamente necessário para elevar a mente.

O trabalhador deve superar os percalços do dia a dia para não faltar ao compromisso. Chuva, frio, visitas, qualquer outro impedimento, deve ser solucionado de forma rápida, de modo a que ele possa cumprir com suas obrigações. No impedimento total, deve o trabalhador comunicar-se com os responsáveis da sessão, para que o trabalho não se desarmonize.
O templo espírita é o local onde o plano espiritual socorre os obsediados e os obsessores e, somente ali, as equipem devem trabalhar. O recinto deve ser limpo e simples. A mesa deve conter o Evangelho , o livro dos médiuns e qualquer outro livro espírita que incite a meditação.O horário e a disciplina devem ser mantidos rigorosamente.O silêncio, a compaixão e a bondade devem prevalecer, e todas as conversas devem manter a vibração do trabalho.

Deve haver, por parte do dirigente, discernimento, bondade e energia, autoridade, brandura e firmeza.Pontualidade é fundamental. A iluminação deve ser fraca.A desobsessão abrange em si, obra Hospitalar das mais sérias no atendimento aos espíritos sofredores e dementados.Pode-se ter nas reuniões, um gravador para registro da mensagem final.

Os componentes da reunião não deverão exceder ao número de 14 e todos devem manter a elevação de suas mentes. Cada trabalhador terá uma função. Médiuns esclarecedores, psicofônicos e passistas. As visitas não deverão ser estendidas a outras pessoas, salvo em casos raros onde há a chegada de um doente com processo de obsessão instalada.

Médiuns esclarecedores são os que dão assistência aos sofredores desencarnados. São intuitivos.

Médiuns psicofônicos emprestam recursos fisiológicos aos sofredores desencarnados.

Médiuns passistas, sua colaboração é importante no transcurso da reunião, pois irão auxiliar os outros companheiros.

Allan Kardec
A leitura do evangelho é essencial e não deve ultrapassar os 15 minutos, faz-se então a prece inicial e aguarda-se a manifestação do mentor, iniciando-se assim a reunião onde , sempre que houver necessidade, o mentor poderá ser consultado.Inicia-se a manifestação dos enfermos espirituais que utilizarão o médium psicofônico para o intercâmbio.

A cada um será dado o bálsamo necessário.

São os médiuns esclarecedores que deduziram o sexo, para que a conversa possa se efetuar na linha psicológica. Deve ser anulado qualquer intento de discussão com as entidades.O intercâmbio entre os espíritos deve ser espontâneo e os médiuns esclarecedores devem permitir que os espíritos sofredores se exprimam , tanto quanto o possível, respeitando sempre o controle e a integridade do médium. Esse atendimento é semelhante a psicoterapia.Deverá estar-se sempre atento às manifestações ,pois dentre elas surgirão espíritos já reincidentes, outros que ali estão pela primeira vez e espíritos em diferentes casos como suicidas, homicidas, vampirizadores, loucos entre outros. 

Desobsessão não se realiza sem a luz do raciocínio.


É o dirigente quem assumirá a palavra, falando com os desencarnados através dos médiuns, esclarecendo e evangelizando sempre que possível, não deixando a conversação perdurar por mais de 10 minutos com um único espírito. Em casos mais difíceis, o dirigente poderá solicitar o auxilio dos benfeitores espirituais ali presentes.

É necessário que os assistentes se mantenham em harmonia durante os trabalhos, jamais deixando baixas suas vibrações de amor ao próximo, vigiando a mente a cada instante.A passividade só pode ser oferecida quando o clima da reunião assim o permitir, sendo desaconselhável o esclarecimento simultâneo das entidades, afim de não perturbar a ordem dos trabalhos.O sensitivo deve exercitar o autodomínio, com a segurança do cargo de enfermagem que lhe foi atribuído.Só se deve permitir duas passividades a cada médium e eles não devem se esquecer que, a entidade que ali se encontra, é um doente em busca do remédio portanto, todos devem agir com a dignidade de enfermeiros que socorrem e auxiliam os doentes.

Desobsessão é obra de reequilibrio. Vale lembrar que há médiuns de incorporação normal e médiuns de incorporação ainda obsediados , os quais necessitam de socorro espiritual e  esclarecimento.Se ocorrer algum mal-estar entre os companheiros, esse permanecerá fora do círculo de atividades, recolhendo-se ao amparo espiritual do ambiente.

O estudo, para o total equilíbrio, é fundamental para que o médium possa controlar todas as reações dos desencarnados sobre ele.O dirigente deve sempre evitar a desarmonia durante a reunião, sendo firme na voz e nas palavras, afim de não comprometer o andamento dos trabalhos.A formação da corrente mental  no transcurso da reunião é importante, afim de rogar amor e tranquilidade aos espíritos sofredores. A prece silenciosa é edificante e construirá um clima de vibrações benfazejas, que facilitará o socorros as diversas entidades ali presentes.Os médiuns passistas deverão ministras passes a todos os componentes do grupo.

Se houver possibilidade, pode-se gravar a mensagem final, preciosa lição para o aprendizado. Terminada a mensagem, o dirigente fará a prece final e o encerramento.Após a reunião, poderá haver uma conversação construtiva, com a troca carinhosa e alegre dos sentimentos ocorridos. Ainda no recinto, poderá novamente ser ouvida a mensagem, afim de uma mais profunda reflexão.É importante a análise das comunicações, entre os integrantes do grupo, para que possam trocar impressões e corrigir possíveis falhar, para o aprimoramentos dos trabalhos.

De volta ao lar, é necessário o silêncio sobre qualquer inconveniente que possa ter ocorrido.Assiduidade é lição.O trabalho de desobsessão auxilia a todos, encarnados e desencarnados.O entendimento e o estudo entre os médiuns , deve ser constantes, com reuniões de amparo e troca de conhecimentos.Os estudos mediúnicos são extremamente necessários.O trabalho assistencial, dentro e fora de da casa espírita é imprescindível, com visitas a hospitais e a enfermos que estejam impossibilitados de deixaram seus lares.

Sempre que necessário poderá ser formada uma nova equipe de seareiros.



Obsessores


Obsessão



O encarnado que fecha os olhos
Para a Divina luz que é Jesus
Sem saber se põe a margem
De carregar uma pesada cruz
Pois abre as portas dos descaminhos
Para estes infelizes irmãozinhos
Os obsessores que sem conhecimento
Do verdadeiro e profundo amadurecimento
Se entregam as maldades e devaneios
Pobre então desencarnado
Que ao morrer se desconhece
E nem mesmo consegue emitir, uma breve prece
Caminha perdido, se sente sozinho
Então se agarra a outro irmãozinho
E a corrente segue, avante sempre
Agora de encarnado para desencarnado
Um amor egoísta, o ódio a revolta sem guia
De famílias dividas por uma partilha
E a vingança surge como sombra
Na revolta tola que ao desencarnado ronda
E vem então a obsessão recíproca
Ou ainda a auto-obsessão, não há autocrítica
Pobrezinha então da criança inocente
Obsediada as custas de outro ente
Mas vem o espiritismo, como uma nova esperança
E todo esse mal, do ser infeliz arranca.




Simone Nardi



Referências


Loucura e Obsessão- Divaldo Franco

Tramas do Destino- Divaldo Franco

O que é Espiritismo- Allan Kardec

Instruções Práticas sobre Manifestações Espíritas- Allan Kardec   

Site Nova voz

Ação e Reação- André Luiz

Sexo e Destino- André Luiz

Driblando a Dor- Luiz Sérgio




Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
Nos Ajude a divulgar 






©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2014
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2014
      


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana