domingo, 6 de julho de 2008

Dogmas e Polêmicas no Espiritismo? -Parte 1

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade". (Allan Kardec) 


Dogma do grego δόγμα, plural δόγματα significa uma crença/doutrina, imposta e que não admite contestação, é uma verdade divina revelada e que deve ser acatada pelos fiéis. O Espiritismo, por ter bases filosóficas, e, até por isso, racionais, não deveria ter dogmas, porém, o que vemos, é que houve um certo afastamento da filosofia e da ciência, deixando um espaço grandioso apenas para a religião, e, já discutimos em outros artigos, que o fanatismo religioso é um mal que assombra e faz adoecer todas as religiões, principalmente aquelas que se esquecem do raciocínio lógico, passando a aceitar qualquer imposição como verdadeira, ou seja, criando dogmas.Sabemos que não é um erro da religião Espírita em si, mas, sim, daqueles que a conduzem como bem o desejam e que são levados somente por seus dogmas pessoais, e entenda-se aqui, que não há generalização por parte de todos os dirigentes. 


 

Como dissemos acima, os dogmas são verdades absolutas que não permitem a discussão. Não discutir algo é não descobrir sobre esse algo, é viver a sua sombra sem saber se trata-se de uma verdade ou uma mentira. E como podemos viver assim hoje, se Kardec nos ensinou a dialética?

Quase que diariamente ouço amigos espíritas dizerem que dentro do espiritismo não há dogmas; quase que diariamente os vejo fugindo de assuntos que, segundo eles, não podem ser tratados dentro das casas Espíritas por medo que os fiéis se afastem de lá e partam em busca de outras casas ou, pasmem, de outras religiões.

Resolvi tratar do dogma aqui porque, para muitos espíritas, falar sobre dogma já um dogma, e acredito que somos crescidos o suficiente, estudados o suficiente e com fé mais do que suficiente, para encaramos a verdade face a face na época em que nos encontramos hoje.Ou será que não?

Por que esse dogma a respeito do dogma? Medo? Vergonha? Do que na verdade? De sabermos que dispomos de uma grandiosa gama de ensino e mesmo assim nos acobertamos daquilo que não compreendemos ou não conseguimos aceitar?

A doutrina Espírita não deveria ter qualquer dogma se seguíssemos, como muitos dizem fazer, os ensinamentos de Kardec com mais consciência, porém acabaram-se criando dogmas afim de não "afastar das casas", seus fiéis. Será que Kardec temia afastar alguém quando se propôs a codificar o Espiritismo? Será que temeu criar inimigos para si mesmo? E sabendo que isso viria a acontecer ele calou-se e resolveu não dizer mais nada, ou foi em frente e prossegui no trabalho de codificação?

Estamos vendo como se criam os dogmas.Calar-se, impor-se, não deixar espaço para discussão, amedrontar-se com medo de que os fiéis saibam a verdade, temer essa reação deles diante da descoberta. Para muitas outras religiões o que se diz é verdade e não se discute.Reencarnação não se discute e ponto final. Espíritos não existem e não se fala mais nisso. Você errou, irá pagar no inferno e pronto, essa é a lei de Deus.E Kardec, em sua louca dialética questiona: O que é Deus? O que é Espírito? Existe o inferno? Derrubando dogmas e mais dogmas para nos mostrar algumas verdades.

Sim, é difícil, nós temos que admitir que o espiritismo possui dogmas.Dogmas criados, sobretudo, por pessoas que não desejam mudar e por isso não libertam as novas gerações de seus próprios "fantasmas".

E eu me pergunto ao ouvir "espíritas", dizendo que não falarão sobre determinados assuntos dentro da casa Espírita com medo de afastar os fiéis; Onde foi parar aquela fé inabalável, capaz de encarar face a face a razão em qualquer época da humanidade?

Se não desejamos espalhar a verdade por medo, caímos no erro de tornar o espiritismo dogmatizado: só lhe é permitido saber até aí e nada mais. Por que temer a verdade quando Jesus morreu por ela? Quando Kardec enfrentou inimigos ferrenhos por ela? Não somos mais crianças para sermos poupados da verdade, por mais que ela nos doa e nos magoe. Se nos acreditamos Espíritas, devemos lançar nossas sementes como Jesus o fez, algumas com certeza cairão nas pedras enquanto outras atingirão solo fértil.Nos abstendo de falar a todos, não saberemos jamais quem seria esse solo fértil.

O Espiritismo não excomunga, portanto não devemos ter medo de lutar contra os dogmas que criamos para ele.

Falar sobre dogma virou polêmica? Ou será que polêmica é que virou dogma dentro do Espiritismo? Veremos.

Um grande abraço.


Referências Bibliográficas
PIRES, J. Herculano - Agonia das Religiões. Ed. Paidéia Ltda, São Paulo
KARDEC, Allan - Livro dos Espíritos -FEB

Simone Nardi



Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter 
Facebook 
Enviar por email




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2008
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2008


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana