segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Hipocrisia e Religião -Parte 2

“É pelos frutos que se conhece a árvore”


“... o ponto crucial do problema religioso chama-se hipocrisia, que resulta das atitudes egoístas, da falta de compreensão do verdadeiro sentido da religião”. 

Herculano Pires nos transmite nessa frase simples o que é a hipocrisia, que transforma, ou tenta transformar a religião no verdadeiro ponto de chegada do homem, ao invés de colocá-la como um meio de chegar a Deus. 

Jesus mesmo se referiu aos fariseus como hipócritas, pois que pregavam uma coisa e faziam outra e mesmo hoje, dentro ou fora dos meios religiosos, estamos cercados desses mesmos fariseus do passado. 


 

Homens a quem o orgulho da sabedoria cegou o coração.Homens que são indulgentes consigo mesmo quando erram, mas que criticam com veemência aquele companheiro que falha. Homens que cobram ações no campo do trabalho.Mas que após a palestra, seguem para seus lares e se esquecem de que há muitos que necessitam deles.Homens de palavra e não homens de ação. 

A sabedoria nos ensina que devemos ouvir a todos, questionar e passar pelo crivo da razão aquilo que possa nos servir ou não. Jesus já se referira a isso dois mil anos antes: 

“ Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai:mas não façais conforme as suas obras, porque dizem e não praticam”. 

Então deixemos que nosso coração, que nossa razão nos guie e nos mostre o que pode ou não ser verdade. Na dúvida, sigamos a Jesus, não teremos como errar.Não nos deixemos levar por palavras belas porém sem sentimentos, que nos são ditas no dia a dia. Ninguém é dono da verdade absoluta. Busquemos refugio no evangelho. 

Lembrando sempre as palavras do Cristo : 

“ Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança.Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia.Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.” 

Nós seremos melhores a cada dia que julgarmos a nós próprios e não ao próximo.A cada dia que nos dedicarmos a eliminar nossos defeitos e não os do próximo.A cada dia que criticarmos nossas atitudes e não a do próximo, pois nos corrigindo primeiramente, seremos pessoas melhores e pessoas melhores podem fazer um mundo melhor.Não nos deixemos levar pela hipocrisia, nem pelos hipócritas. 

Mais uma vez citando Gandhi: 

“ Que minha mensagem seja minha própria vida”. 

Viva de modo que sua vida seja um exemplo a ser seguido.


Simone Nardi




Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter 
Facebook 
Enviar por email




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2006
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2006


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana