sexta-feira, 16 de dezembro de 2005

Jesus ou Noel

O Natal é sempre tempo de renovação dos antigos votos que trazemos dentro do coração:

Amor! Trabalho! Caridade!

E nesse ano, num desses programas de TV, ouvi uma pergunta que me deixou curiosa:

“Por que os homens trocaram o Presépio pelo Papai Noel?”

O interrogado alegou ser culpa do marketing mundial, da globalização que acabou por afastar as pessoas do verdadeiro sentido do Natal. 


O Nascimento de Jesus.

Então comecei a notar as casas enfeitadas de luzes, árvores de Natal, papais-noéis e nada, absolutamente nada de Presépio.

Nas tvs, nas ruas, nos shoppings desfilavam dezenas de senhores vestidos como o bom velhinho.

Mas a pergunta ainda martelava meus ouvidos.

“Por que os homens trocaram o Presépio pelo Papai Noel?”.

Num desses devaneios, defrontei-me com um senhor vestido de vermelho, uma longa barba branca e a velha e conhecida risada. Em suas mãos, inúmeros brinquedos que ele distribuía as crianças carentes que o cercavam.

Noutro canto, um outro homem também de chapéu vermelho e pompom branco, oferecia um almoço para centenas de pessoas que sequer teriam direito a ceia de Natal.Diga-se de passagem, ele fazia aquilo o ano inteiro e somente no fim do ano vestia a roupa vermelha para comemorar.

Conheci um grupo de pessoas que desfilavam em seus carros, alguns com pompons, outros sem e quando paravam ofereciam marmitex e brinquedos aqueles que não possuíam sequer um abrigo. Eu estive com eles e senti a alegria que todos que recebiam aquele alimento ou aquele brinquedo sentiam.
E a pergunta que martelava meus ouvidos foi se modificando:

"Será que o homem trocou mesmo o Presépio pelo Papai Noel" Aí pensei: O que realmente é o Presépio? E a que se refere essa “troca”?

Meia dúzia de esculturas de madeira ou barro representando o nascimento do Cristo Salvador.

E o que é o papai Noel? Um cara, ou vários, vestido em pleno verão de Dezembro, com uma roupa grossa e ridiculamente vermelha, que saem pelas ruas para dividir o pouco que possuem com que nada tem.

Então descobri a resposta para a pergunta que há tanta gente preocupou.

Sim, talvez os homens tenham mesmo trocado o Presépio pelo Papai Noel.

Trocaram o sentimento sem ação, de pequeninos bonecos que apenas representavam o nascimento de Jesus, pelo aprendizado do amor que Ele veio nos trazer, transformando o sentimento em ação. E apenas souberam fazer essa ação na figura de um bom velhinho que embalou durante anos, o sonho das pessoas que hoje também são contra ele e que talvez ninguém ainda tenha percebido, não é feito de madeira ou barro, mas de carne e osso e que representa hoje, melhor do que ninguém, o verdadeiro amor de Deus. Não digo o papai Noel da loja, mas aquele que somos quando nos reunimos para fazer o bem, seja no fim do ano ou o ano todo, nos vestimos porque muitas crianças e muitos adultos precisam desse simbolismo que um dia, com certeza vai acabar, mas não seu espírito de levar alegria.

Não importa se ele existe ou não, importa o que fazemos dele, e fazemos dele um modo de espalhar o amor que Jesus nos ensinou.

Os Presépios ficavam presos em nossas casas, figuras imóveis que apenas representavam o amor. Hoje, essas dezenas de Noéis se movem, saem as ruas a distribuir alegria para centenas de crianças. Não se trocou Jesus por Noel, mas se materializou o amor de Jesus, num cara de roupa e gorro vermelho, que leva alegria à muitas crianças que precisam mais do que nós.De um sorriso, um simples prato de alimento ou um brinquedo.

Quem sabe em meio a tantos papais Noéis, não encontremos um de faces singelas, amoroso, que nos olhe, sorria e diga: "Finalmente compreendestes porque Eu vim a Terra“.

Jesus ou Noel? Que importa? Quando na verdade ambos podem ser a mesma pessoa e desejam a mesma coisa, espalhar o amor e a alegria.

Que o seu Natal seja feliz do modo que Jesus deseja, distribuindo alegria a quem nada tem.



Simone Nardi




Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter 
Facebook 
Enviar por email




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2005
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2005
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana